Acredite: ele supre suas necessidades!

Tudo quanto precisamos está no Senhor, o sumo pastor

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor.

Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.” (Salmo 23)

Todo ser humano tem necessidades que precisam ser supridas. Sejam elas físicas, mentais ou espirituais, o fato é que o homem está sempre em busca de atender essas necessidades. Para atingir esse fim, ele se dedica integralmente ao trabalho, à família, aos estudos, mas nem sempre alcança o que tão diligentemente procura.

No entanto, a Bíblia Sagrada aponta que o homem que tem Deus em seu coração, vê supridas as suas necessidades. Esse aspecto é observado no Salmo 23, que enfatiza o caráter de um Deus extremamente preocupado em cuidar do ser humano de forma integral: seja do ponto de vista físico, emocional e, principalmente, espiritual.

O primeiro versículo afirma: “O Senhor é o meu pastor”. A figura do pastor está relacionada à orientação e direção. O pastor era quem conduzia as ovelhas durante a jornada. O homem tem uma grande necessidade de direção que somente deve ser suprida no Senhor. Ou seja, Cristo é quem deve direcionar a nossa vida, pois ele conhece o melhor para nós.

“De nada terei falta” enfatiza a necessidade de segurança do ser humano. Num momento em que a insegurança e a ansiedade estão presentes na vida de muitas pessoas, é muito confortador saber que em Jesus temos segurança. Ainda que venham as tribulações, ele permitirá que estejamos sempre seguros nele.

Uma outra necessidade do ser humano é a paz, a tranquilidade. O Salmo 23 demonstra que Deus “em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas”. Em meio a todas as dificuldades, problemas e lutas, o Senhor Jesus Cristo será sempre a nossa paz, não permitindo que o desespero se enraíze em nossos corações.

Ao se sentir cansado e exausto, o homem tem a necessidade de força e restauração. Isso nós encontramos no Deus que cuida de nós com amor e misericórdia, renovando e restaurando as nossas forças, dia após dia, manhã após manhã.

Da mesma forma, todos nós precisamos de coragem para enfrentar as batalhas diárias que se apresentam no decorrer da nossa vida. Mesmo que essas batalhas representem encarar o vale de trevas e morte, com Cristo podemos sempre ter a convicção de que não temeremos mal algum, pois não seremos derrotados, justamente porque Deus sempre nos conduz em triunfo. Ele nos faz triunfar sobre os nossos inimigos: o pecado, a depressão e a mágoa, por exemplo.

Finalmente, confiar no Senhor é ter a certeza de que “a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida”. A bondade amorosa de Deus e a fidelidade que ele expressa sobre as nossas vidas demonstrarão que o seu cuidado, a sua graça e a sua misericórdia repousam sobre os que o amam. Que todas as nossas necessidades sejam supridas em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Dsa. Cláudia dos Santos Duarte congrega na IAP em Votuporanga (SP) e é diretora do Dijap da Convenção Noroeste Paulista.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: