Amigo presente

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre conosco…” (João 14:16)

Todos nós precisamos de amigos. A amizade é algo que enriquece e ilumina a vida do ser humano. Fomos criados para viver em sociedade, e não isolados uns dos outros.

Um bom amigo vale mais do que qualquer tesouro material que possa ser alcançado. A solidão é algo que amedronta e entristece muitas pessoas, causando até mesmo uma série de enfermidades físicas e emocionais (como por exemplo, a depressão), já que ninguém gosta de se sentir solitário. Um amigo para compartilhar os momentos alegres – e tristes – é fundamental para o homem.

Este versículo de João enfatiza a ação e a presença do Espírito Santo na vida daquele que se entrega a Jesus Cristo. Ele exerce a função de Consolador dos novos crentes em Jesus, além de direcioná-los. Também guia a igreja que foi formada por Cristo, capacitando os cristãos a cumprirem a ordem de Jesus que se encontra em Mateus 28:19 e 20. Portanto, o Espírito Santo é o amigo sempre presente na vida de cada um que recebe a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Em Atos 2:42 observamos que os discípulos estavam sendo capacitados pelo Espírito Santo para darem uma notícia maravilhosa: que Jesus havia morrido para salvar o homem pecador. Por isso, não podemos esquecer que a partir do momento em que dedicamos nossas vidas ao Senhor Jesus, ganhamos um amigo maravilhoso que está sempre presente.

O Espírito Santo é o nosso grande amigo presente. As pessoas podem nos decepcionar, ou nos entristecer, porém, ele sempre está conosco. Às vezes, até mesmo os nossos amigos podem se distanciar um pouco, ou mesmo nos desapontar ou frustrar, mas ele sempre está ali ao nosso lado. Nunca nos abandonará e nem nos desamparará.

Seja em meio a grandes realizações (como passar no vestibular), seja na correria do dia a dia (entre provas ou pressões no trabalho, problemas familiares, enfermidades), ou mesmo em meio às frustrações e dificuldades que vivemos, é a presença constante do Espírito Santo que nos impulsiona a seguir em direção ao grande alvo de nossa existência, que é Jesus Cristo. É por causa de suas misericórdias que respiramos, nos movemos e existimos.

Pr. Fernando dos Santos Duarte compõe a Diretoria da Convenção Noroeste Paulista e é responsável pela IAP em Votuporanga (SP).

%d blogueiros gostam disto: