Andando na verdade

Mesmo num mundo relativizado, devemos propagar a verdade absoluta

O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade.
Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.
Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.
Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade”. (3 João 1:1-4)
Vivemos numa sociedade em que tudo tem sido relativizado, até mesmo o conceito do que é a verdade. Para várias pessoas, cada um tem direito à sua própria verdade, pois não existe uma verdade absoluta e universal. No entanto, nesse texto, podemos ler que o apóstolo João expressou sua alegria pelo fato de os irmãos andarem na verdade. O propósito de João era o de encorajar os cristãos daquele momento a permanecerem firmes na fé e na verdade, não permitindo que qualquer tipo de ensino falso fosse disseminado nos lares deles.
Será que a nossa situação é muito diferente? Temos sido bombardeados por vários tipos de ensinamentos que são totalmente contrários à Palavra de Deus. Por isso, é muito importante colocarmos em prática a orientação bíblica de andarmos na verdade, ou seja, de vivermos conforme a vontade de Deus e em obediência aos seus ensinamentos.
Ao contrário do que tem sido propagado pela sociedade em que vivemos, a verdade existe e é objetiva e absoluta. Jesus é a verdade (Jo 14. 6) e na Palavra de Deus está registrada a verdade do Senhor, que é capaz de libertar a mim e a você. E isso, não é algo subjetivo ou superficial, mas é algo que transforma e salva a vida de todo aquele que crê em Cristo.
Mas, você pode estar se perguntando: o que significa andar na verdade? Em primeiro lugar, é importante destacar que a fé em Cristo e no seu evangelho é imprescindível para conhecer a verdade e andar nela. Andamos na verdade quando não somos influenciados pelos valores deturpados do mundo à nossa volta, mas quando vivemos de forma obediente a Deus e à sua Palavra, em qualquer área da nossa vida, independente da situação que estivermos enfrentando. Da mesma forma, andar na verdade significa que vivemos aquilo que pregamos, ou seja: nossas palavras e nossas atitudes são um testemunho do agir de Deus em nossas vidas. A partir do momento em que andamos na verdade, oferecemos a nossa vida, com tudo o que somos, em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12: 1). Quando não nos moldamos ao padrão deste mundo em que vivemos, mas buscamos a transformação da nossa mente pelo poder do Espírito Santo estamos também andando na verdade.
A proposta de Deus para cada um de nós é que, perseverantemente, andemos na verdade que está somente na mensagem do evangelho. Rejeitando os valores da sociedade contrários à Palavra de Deus, que possamos andar na verdade que foi revelada em Cristo Jesus para que assim, possamos também vivenciar e comprovar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!

Dsa. Claudia Duarte congrega na IAP em Votuporanga (SP) e é diretora do Departamento Infantojuvenil Regional

%d blogueiros gostam disto: