Capelania Prisional

Presente no Encontro Municipal da Saúde em Combate às Drogas e Mortalidade Infantil

No dia 14/07/16, conselheiros da saúde e membros da Capelania da IAP participaram do Encontro da Apresentação da Secretaria Municipal de Saúde  “A Transformação da Saúde no Município de São Paulo” e “O Avanço da Saúde na Região Leste”.

Estiveram presentes supervisores da saúde, gerentes, agentes comunitários, o  Secretário Municipal de Saúde, Dr.  Alexandre Padilha, Coordenadora da São Paulo Carinhosa, Drª Ana Estela Haddad, e Prefeito do Município de São Paulo, Fernando Haddad.

Foram discutidas questões relacionadas à mortalidade infantil. As autoridades, junto aos seus parceiros, tem trabalhado a prevenção no município de São Paulo, incansavelmente, com resultados positivos.

Segundo o secretário, São Paulo atingiu a menor taxa de mortalidade infantil e esta vem caindo intensamente desde 2013. A queda, quando se compara  2012 para 2016, é 1,5 vez mais veloz do que a queda que existiu nos quatro anos anteriores, de 2009 a 2013. “E essa queda é mais importante na periferia da cidade”, complementou o secretário de Saúde, Alexandre Padilha.

O papel dos conselheiros, no qual a capelania prisional está inserida, é  multiplicar informações a pessoas do bairro e da igreja, encaminhar e fazer conhecido os projetos e casas de apoio do bairro e Município.

Discutiu-se também o tema “drogas” Segundo o Prefeito Fernando Haddad, o objetivo ao combate as drogas é “desenvolver metodologias de integração entre as políticas públicas dos municípios, através da constituição de fóruns de gestão compartilhada, de canais de diálogo, de lugares de encontro, entre os profissionais das diversas redes, para que debatam e avaliem permanentemente as formas de prevenção, promoção e cuidado à saúde, de inclusão e de exercício da cidadania das pessoas com problemas relacionados às drogas”.

Em nome da equipe de Capelania, agradecemos a Assessora da Supervisão Técnica de Saúde de Guaianases, Maria Lucia Vieira de Almeida, pelo  convite para participarmos do evento.

 

Solange Carvalho de Almeida Oliveira, Coordenadora Geral de Capelania da Igreja Adventista da Promessa e Titular do Conselho Gestor de Saúde – Supervisão Técnica de Saúde (Guaianases e Chabilandia)

 

%d blogueiros gostam disto: