Cuidando da vida

Manter na memória as bênçãos dadas pelo Senhor motiva nossa alma a servir a Deus

“BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Sl 103: 1-2)

Não podemos afirmar com segurança o momento histórico pelo qual Davi passava quando escreveu este salmo. Mas sua alegria é percebida na maneira como se coloca à disposição para servir a Deus. É provável que o Espírito Santo tenha feito Davi se lembrar de algumas vitórias conquistadas. Talvez, de algum perdão recebido. Também é possível que algum livramento tenha vindo à tona em sua mente.

Por algum motivo justo, o homem segundo o coração de Deus declara que a única maneira de agradecer a Deus por tão grande benevolência seria entregar sua vida a serviço da obra de Deus. Em sua canção, Davi instiga sua alma a bendizer o nome do Senhor.

No contexto deste salmo, a expressão “alma” significa “ser total”. A ideia do salmista é dedicar-se plenamente aos desígnios divinos. Davi entendia que o Senhor da sua vida merecia seu corpo, seus pensamentos, suas palavras e tudo o mais que sua vida pudesse oferecer. Davi compreendia claramente essa verdade. Um pedaço de si seria pouco para grandeza do seu Deus. Mesmo todo o seu ser não seria compatível com as bênçãos recebidas.

Podemos imaginá-lo pensando em suas qualidades e como elas poderiam ser úteis para Deus. Seus pensamentos analisavam seu vigor físico, seu tempo, suas posses. Como aquele servo de Deus poderia manifestar sua gratidão? Por essa razão, Davi não reluta em oferecer tudo o que tinha para o Senhor. Sua determinação é alimentada pela lembrança de tudo o que Deus fizera por ele.

Manter viva na memória as bênçãos dadas pelo Senhor motiva nossa alma a servir a Deus. Esquecer dos benefícios divinos representa danos para nossa comunhão espiritual. Como mordomos fiéis de Cristo, devemos dedicar nossa vida por inteiro a ele. Portanto dediquemos nosso corpo, nossa mente, nossas palavras, nossos dons e tudo que tiver sob nossos cuidados.

%d blogueiros gostam disto: