Dia do Unionista – Fumap convida a todos os jovens para celebrarem ao Senhor

Dia do Unionista – Fumap convida a todos os jovens para celebrarem ao Senhor

JOVENS FORTES: FELIZ DIA DO UNIONISTA!

Todo dia 15 de setembro, a moçada da Igreja Adventista da Promessa celebra o dia do unionista. Mas o que é isso? O que exatamente se comemora nesta data? Para entendermos bem, precisamos contar a história da mocidade adventista da promessa, mesmo que resumidamente.

Pois bem, esta história começa na cidade de São Paulo, capital, na igreja Adventista da Promessa (IAP) em Santana. Nesta ocasião, IAP tinha pouco mais de doze anos de existência e, em seu rol de membros, já existia um grupo de jovens que precisavam unir-se em torno dos mesmos objetivos cristãos e na comunidade a que pertenciam. Foi assim que, por iniciativa do jovem Otoniel da Silveira, apoiado por seu irmão Júnilio, pelo jovem Natal Benedito e por outros rapazes e moças, reuniram-se informalmente para a apreciação do assunto no dia 15 de setembro de 1945.

A partir desta reunião, organizou-se a mocidade promessista que, como ficou acertado aquela tarde, se reuniria a cada 15 dias após os trabalhos normais da igreja para tratar de assuntos de seu interesse. O surgimento deste ministério foi de futuro promissor. Por todas as partes, onde havia uma Igreja Adventista da Promessa com jovens em número superior a 10, cuidaram de organizar uma “União de Jovens”.

O nome, a princípio, era “Grêmio Monte Tabor”. Foi somente tempos depois que, um grupo de jovens teve a feliz idéia de expressar com quatro letras, que permanecem até hoje, o título desta união: “UMAP”. A sigla “UMAP” significa “União da Mocidade Adventista da Promessa”. O primeiro grande congresso reunindo UMAP’s do Brasil todo, realizou-se nos dias 29 e 30 de julho de 1950, na cidade de São Paulo, na igreja em Vila Maria.

“Unionista”, então, é todo aquele que faz parte da UMAP, a “união de jovens adventistas”. Neste dia 15 de setembro de 2014, esta “união” de jovens completa 69 anos! Estamos ficando “velhinhos”. Por isso, você que faz parte desta história tem muito que comemorar nesta data, tudo o que o Senhor tem feito ao longo deste tempo. Celebremos a Deus por seus grandiosos feitos! Os moços e as moças; os velhos e as crianças! Louvem todos o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado (Sl 148:12-13).

Se você é um “Unionista” é porque é um jovem cristão. Então, especialmente neste dia, jovem cristão, louve-o também pelo privilégio que tem de estar em Cristo e porque a Palavra de Deus permanece “em” você (1 Jo 2:14-15). Este é o segredo da sua força. A primeira carta do apóstolo João afirma com todas as letras que todo jovem cristão “venceu o Maligno”. E porque isto é verdade? Porque todo jovem cristão e todo cristão se tornou participante da vitória que Cristo conquistou contra os poderes das trevas na cruz. A vitória dos jovens cristãos, e dos cristãos em geral, contra o Maligno é fato consumado! Louvemos ao Senhor também neste dia, por isso, uma vez mais!

Feliz dia do unionista!