Dicas da Lição 1 – “Fé, em uma sociedade hostil”

Fé, em uma sociedade hostil

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 01, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/03/LB327_01.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 01, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-327/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

  • Vídeo 1: Antes de iniciar o estudo, exiba o vídeo de apresentação da série, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=1z-xaWV8Dx0&feature=youtu.be
  • Vídeo 2: Durante a introdução, apresente o vídeo “Você está perdido no mundo assim como eu?”: https://www.youtube.com/watch?v=P48ZB1I6QPc. Peça para um aluno voluntariamente comentar sobre essa parte.
  • Reflexão: No tópico 1 “O soberano Deus e o exílio na Babilônia”, abra espaço para uma discussão de aproximadamente 3 minutos sobre a soberania divina e a responsabilidade humana. Correlacione com o episódio bíblico na narrativa em Daniel.
  • Vídeo 3: Ao iniciar o tópico 2 “O íntegro Daniel e o período da Babilônia” utilize o vídeo “Integridade”: https://www.youtube.com/watch?v=Mr-m3KLydH8 e faça uma correlação com o período de Daniel, sugerindo maneiras de como podemos manter nossa integridade inabalável.

Direcionamento de Perguntas: No tópico 2 “Aplicando o texto”, divida a classe em dois grupos e peça para um representante de cada grupo responder as perguntas 5 e 6 respectivamente em no máximo 3 minutos. Abra espaço para a outra equipe fazer comentários se for necessário. A atividade deve durar, no máximo, 10 minutos.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador (a): Diego da Silva Barros serve a Deus na IAP em Realengo-RJ.
Editor: Jailton Sousa Silva

2 Comments

  1. GELSON SIQUEIRA disse:

    o podcast e os slides são da 13 lição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.