Dicas da lição 1 – “O Criador e o dinheiro”

Dicas da lição 1 – “O Criador e o dinheiro”

O Criador e o dinheiro

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

Dicas

  1. Vídeo: Para o Item 1 “O proprietário de tudo” exiba o vídeo “Primeiro Princípio Deus é Dono de Tudo R C Sproul Jr”, onde ele reforça a verdade Bíblica em que Deus é o dono de todas as coisas. Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CpWzklIq2dQ
  2. Bilionários brasileiros: Para aplicar no item 2 “Somos os administradores”, acesse o site da revista Forbes, de assuntos de financeiros, e mostre aos seus alunos (as) “os maiores bilionários brasileiros”. Acesse o link aqui: http://www.forbes.com.br/listas/2016/03/31-maiores-bilionarios-brasileiros/#foto1. Faça que relação com o assunto abordado neste item da lição.

 

Comentários Adicionais

1. O livro do dinheiro:
“Você sabia que Jesus Cristo falou mais a respeito de posses materiais, uso do tempo e talento que qualquer outro assunto? Você sabia que das 38 parábolas de Jesus Cristo, 19 dizem respeito à maneira como utilizamos nosso dinheiro, propriedade, tempo e habilidades? Um versículo em cada cinco no Novo Testamento se relaciona em dar e receber. Você sabia que mais de 1.000 passagens bíblicas tratam de prosperidade pessoal e o uso de bens? E ainda que há cerca de 1.560 versículos que tratam de contribuição e doação?” (TARRATACA, Leandro. Como sobreviver à crise financeira. Mogi das Cruzes: AVERBI, 2007, pp.75-74).

2. O livro do dinheiro 2:
“Por que tanta informação sobre dinheiro na Bíblia? Afinal, de contas, o dinheiro pertence ao reino profano e não ao sagrado [alguns concluem]… Na verdade, o dinheiro fala. O dinheiro fala quem somos, fala de nossa motivação, revela nosso caráter , revela o que de fato é importante para nós.” (Idem).

3. O dinheiro no seu lugar:
“A Bíblia é generosa em passagens que tratam de dinheiro. Em boa parte delas o esforço é o de colocar o dinheiro no seu devido lugar, uma vez que ele tem a mania de levantar voos muito mais altos do que deveria. (KIVITZ, René. O livro mal-humorado da Bíblia: a acidez da vida e a sabedoria do Eclesiastes. São Paulo: Mundo Cristão, 2009, p.101).

4. Deus, o dono de tudo:
“Paulo prega em Atenas sobre ‘Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra… é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais’ (Atos 17.24-25). E Deus comprou o que já era seu pelo sangue de Jesus. Paulo pergunta aos coríntios (e a nós): ‘Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6.19-20).” (BOST, Bryan J. Deus e o dinheiro: o papel das finanças na vida do cristão. 2 ed. São Paulo: Arte Editorial; Vida Cristã, 2007, p.13).

5. Mordomia:
“O princípio da mordomia está intimamente ligado ao conceito de graça: tudo vem de Deus como um dom e deve ser administrado fielmente em favor dele tanto mordomia da terra quanto com a mordomia do evangelho (…); tanto a mordomia dos recursos pessoais de tempo, dinheiro e talento quanto a mordomia da Igreja e da sociedade.” (FERGUSON, Sinclair B.; WRIGHT, David. Novo dicionário de teologia. São Paulo: Hagnos, 2009, p.701).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: