Dicas da lição 1 – “O memorial da criação”

O memorial da criação

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas racional, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 1, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-325/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Vídeo: Após a leitura dos primeiros parágrafos da introdução, mostre o vídeo, produzido pela PragerUniversity, que faz referência a atualidade e a importância do sábado para o nosso tempo. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=8KwwlCm3FAU

Encenação: No item “1: Descansou”, o quarto parágrafo faz menção ao descanso de Deus e seu convite para que o homem o imite e siga seu exemplo. Em dado momento sugere-se uma breve e simples encenação para ilustrar esse ponto. O professor poderá combinar previamente com duas pessoas o diálogo a seguir e fazer a narração no começo e no final (Duração max. 3 minutos):

PROFESSOR: Imaginem, hipoteticamente, um diálogo entre o Senhor e Adão, após Deus ter criado todo planeta e os seus seres vivos. Adão após ter sido criado, se colocou em pé e disse:
ADÃO: – O Senhor precisa de mim para ajudá-Lo em alguma coisa?
DEUS: – Não, Adão; o trabalho já terminou.
ADÃO: – Mas deve haver algo que eu possa fazer. Quem sabe, pintar uns enfeites nas asas da borboleta.
DEUS: – Não, as asas da borboleta já estão coloridas.
ADÃO: – Hmmmm, bem… talvez eu possa ensinar os passarinhos a cantar.
DEUS: – Não, eles já sabem cantar muito melhor do que você poderia ensinar-lhes.
ADÃO: – E se eu verificar o ar, para ver se ele tem a quantidade certa de oxigênio? O Senhor sabe que um pouquinho a mais ou a menos é perigoso. Talvez eu possa ajudá-Lo na calibragem.
DEUS: – Não; já cuidei disso também.
ADÃO: – Mas, Senhor, deve haver algo que eu possa fazer!
DEUS:– Sim, na verdade há.
ADÃO: – O que é, Senhor?
DEUS: – Quero que você descanse.
ADÃO: – Descansar? Mas como vou descansar se não fiz nada?
DEUS: – Quero que você confie em Mim, Adão. Você precisa acreditar que, na verdade, o trabalho está feito, que tomei providências completas e perfeitas para todas as suas necessidades.
PROFESSOR: E é esse o significado do descanso no sétimo dia. Se Deus tivesse criado os seres humanos no início da semana e nos tivesse pedido algum tipo de ajuda, ou pelo menos solicitado nossa opinião, poderíamos receber algum crédito, não é mesmo? Mas Ele não o fez. A observância do sábado foi, é e sempre será uma celebração da obra de Deus, e não da nossa.

Comentários Adicionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.