Dicas da lição 10 – “A igreja que abala a cidade”

Dicas da lição 10 – “A igreja que abala a cidade”

A igreja que abala a cidade

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

Dicas

  • Para a introdução da lição, pesquise anteriormente algumas ações da nossa igreja que tem “abalado a sociedade”. Se possível, procure e traga para sua aula fotos, vídeos ou depoimentos dos irmãos que têm trabalhado nestas ações que impactam e abalam a sociedade por meio do evangelho (como o trabalho de Capelania Prisional, somente para citar um exemplo). Você pode pesquisar algumas destas ações no próprio site da igreja: http://portaliap.org, ou perguntar ao seu pastor. Se sua igreja está envolvida em alguma ação deste tipo, compartilhe com seus alunos. A ideia é que você, professor, inicie sua lição mostrando a importância destas ações para que a igreja cumpra a sua missão: de proclamar o evangelho não somente por suas palavras, mas também através das atitudes.
  • Ao finalizar o tópico Conhecendo o livro de Atos, divida a sala em trios e distribua uma folha de sulfite para cada trio. Peça que eles debatam a respeito do impacto da igreja primitiva e escrevam no papel os pontos que eles mais acharam relevantes a respeito disso e como tais pontos motivam cada um deles a assumir uma posição mais relevante como participantes da igreja de Cristo na sociedade. Logo depois, peça que cada trio divida a sua reflexão com o restante da classe.
  • Para finalizar o tópico Vivenciando o livro de Atos, realize a seguinte dinâmica: numa folha de sulfite, peça que seus alunos desenhem uma de suas mãos, contornando-a com caneta. Diga para eles que a mão representa o que temos feito para cumprirmos a nossa missão e sermos “impactantes” para a sociedade em que vivemos. Depois disso, peça para que cada aluno escreva dentro da mão, aquilo que está realizando como igreja de Cristo cumpridora da missão e que abala a sociedade. Já fora da mão, os alunos devem escrever o que não estão executando, mas que desejam realizar. Peça que eles compartilhem o que fizeram. Os alunos devem se conscientizar que essa missão cabe a cada um de nós que fazemos parte da igreja de Jesus.
  • Antes do desafio missionário, peça que os alunos assistam o seguinte vídeo que vai abordar a questão da igreja relevante (impactante para a sociedade): https://www.youtube.com/watch?v=7agzix0Nv0c. Ou https://www.youtube.com/watch?v=fX3uExRqA4s. A seguir, peça que sua classe reflita e responda às seguintes perguntas: se sua igreja fosse retirada do bairro onde está localizada, qual seria o impacto disso para a comunidade? Se você morresse agora, será que seria lembrado como alguém que impactou as pessoas ao seu redor através do testemunho do evangelho?

 

Comentários Adicionais

1. Informações exclusivas!:
“Existe um manuscrito grego que nos oferece algumas informações importantes sobre o trabalho de Paulo nesses dois anos na escola de Tirano. Diz que Paulo ensinava ali das 11 da manhã às 4 da tarde todos os dias. Antes e depois desses horários, Tirano necessitava do lugar.” (LOPES, Hernandes Dias. Atos: a ação do Espírito na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012, p.388).

2. Evangelho que ameaça a economia:
“Em toda parte onde o evangelho é pregado em poder, sofrerá oposição de pessoas que ganham dinheiro com a superstição e o pecado. Paulo não suscitou a oposição dos ourives fazendo manifestações diante do templo de Diana ou organizando comícios contra a idolatria. Tudo que fez foi ensinar a verdade diariamente e enviar os convertidos para dar testemunho aos não
salvos na cidade.” (WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo: Novo Testamento. Vol. 1. Tradução de Susana E. Klassen. Santo André: Geográfica, 2010, p.625).

3. Uma grande cidade:
“Naquela época Éfeso tinha um porto – hoje há tempo assoreado. Da cidade partiam rotas comerciais para Ásia Menor e até o longínquo Oriente. A grandeza e importância de Éfeso haviam motivado os romanos a conceder a essa cidade uma certa autonomia política com um senado próprio e uma assembleia do povo. Em virtude de sua localização e seu comércio, Éfeso era um local especial da vida dinâmica e de múltiplas mesclas de influencias greco-ocidentais com elementos orientais.” (BOOR, Werner. Atos dos apóstolos. Tradução: Werner Fuchs. Curitiba: Esperança, 2003, p.271).

4. Uma grande igreja:
“A IGREJA DE ÉFESO tornou-se a igreja mais importante do primeiro século, depois da igreja de Jerusalém e de Antioquia da Síria. Em três anos que Paulo passou nessa grande metrópole de duzentos mil habitantes, o evangelho espalhou-se por toda a província da Ásia Menor, com igrejas estabelecidas em Laodiceia, Hierápolis, Colossos e outras regiões.” (LOPES, Hernandes Dias. Atos: a ação do Espírito na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012, p.379).

5. Avivamento gera mudança:
“(…) ‘Pela força do Senhor’ [TEB] ela [palavra de Deus] ganha cada vez mais influência também sobre aqueles que ainda não chegaram à fé pessoal. Comparemos isso àquilo que nos é relatado sobre todos os movimentos de avivamento. Ainda que apenas uma parte apenas da aldeia se converta, toda vida da aldeia indubitavelmente passa a ter um aspecto diferente. Por isso temos que pressupor também em Éfeso um efeito de amplo alcance da palavra de Deus. Somente deste modo pode-se explicar que os ourives da cidade tenham percebido o declínio sensível de seus negócios com as imagens de Diana.” (BOOR, Werner. Atos dos apóstolos. Tradução: Werner Fuchs. Curitiba: Esperança, 2003, p.281).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: