DICAS DA LIÇÃO 10 – TEU É O REINO – “A vontade do Rei”

DICAS DA LIÇÃO 10 – TEU É O REINO – “A vontade do Rei”

  • Invista em sua vida devocional. É fundamental que você ore a Deus, leia a sua Palavra diariamente e interceda por teus alunos. Peça ao Espírito Santo para modificar a vida de cada um nos momentos em que a lição estiver sendo ministrada. Utilize a leitura diária na página 64 da lição.
  • Utilize também os comentários adicionais referentes à lição no link: http://portaliap.org/comentarios-adicionais-3/ Os títulos dos comentários adicionais (páginas 24-25 do livreto) são: 1. A validade da lei2. A justiça da lei3. Sobre os deveres para com Deus4. Olhar puro.
  • Administre bem o tempo de aula: Considerando uma hora, nesta aula, para Abertura: 3 minutos (5%) (Cumprimentos, Apresentações, Quebra-gelo); Introdução: 6 minutos (10%); Interpretação: 30 minutos (50 %) (O que o cidadão do reino precisa saber – Itens 1. Deveres para com Deus e 2. Deveres para com o próximo); Aplicação: 15 minutos (25%) (O que o cidadão do reino precisa fazer – Itens 1. Façamos a vontade do Rei, para a glória de Deus e 2. Façamos a vontade do Rei, para o bem do próximo); Conclusão: 6 minutos (10%) (Desafio da Semana).

(Extraído: Escola Bíblica em Foco, Treinamento para líderes da Escola Bíblica, Modelo 1 – Uma aula expositiva, página 111. Veja também o Modelo 2 – Uma aula com dinâmica em grupo, na página 112.)

  • Na Introdução: Faça uma relação com o estudo anterior, “Sinalizando o Reino”, relembrando suas aplicações. Afirme de forma objetiva, que cumprimos A vontade do Rei quando sinalizamos seu reino como cristãos atuantes e exemplares, para isso, precisamos também saber os deveres para com Deus e para com o próximo, e fazer a vontade do Rei para glória de Deus e para o bem do próximo, excedendo, assim, a justiça dos escribas e fariseus.
  • Aprofunde-se no assunto sobre quarto dever para com o próximo: “Não Julgue!” no item 2 da primeira parte da Lição: Baixe o comentário de Wiersbe sobre o texto, aqui: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/08/Comentario-sobre-Jugamento_Wiersbe.pdf. Este conteúdo não é para exposição (não há tempo hábil), mas para estudo e preparo pessoal do professor. Se quiser imprimir ou destacar parte dele para os alunos, pode fazer.
  • Antes da aplicação da Lição, o cidadão do reino precisa fazer: utilize o vídeo “O dia em que um sorriso parou São Paulo” de 1 minuto e 45 segundos, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZnanqY82LlM; O vídeo é uma propaganda da Brastemp, que utiliza-se de uma “inspiração” para mudar um dia comum, com um sorriso, no transito de São Paulo. Afirme que para fazermos a vontade do Rei, também temos uma inspiração, esta é diária, é a iluminação do Espírito para entendermos e vivermos Sua Palavra. Por ela, conhecemos e vivemos (cf. 2 Tm 3:13-17) a vontade do Rei. Então aplique os dois itens.
  • No desafio da semana: Ressalte que para viver a vontade do Rei precisamos ser autênticos, vivendo a pregação, e pregando-a com a prática de vida, pois os perversos e impostores irão de mal a pior enganando e sendo enganados (2 Tm 3:13, grifo nosso – Leia e Explique esse versículo de forma objetiva). Para terminar, ore com a classe e peçam a Deus que os ajudem a corrigir seus erros com relação aos deveres para com Deus e para com o próximo, e assim possam viver a cada dia, melhor, a vontade do Rei.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: