DICAS DA LIÇÃO 11 – TEU É O REINO – “Sinais dos tempos”

DICAS DA LIÇÃO 11 – TEU É O REINO – “Sinais dos tempos”

  • Slides da lição: Faça o download para utilizar os slides das lições e dinamizar sua aula. Acesse aqui: http://portaliap.org/slides-licao-teu-e-o-reino/Utilize também os comentários adicionais referentes à lição no link: http://portaliap.org/comentarios-adicionais-3/ Os títulos dos comentários adicionais (páginas 24-25 do livreto) são: 1. Antes de Cristo retornar2. Esperança em meio ao caos3. Preparando as nações para Deus4. O povo da esperança.

    Vídeo: A Lição proposta gira em torno da consumação do Reino, ou seja, a segunda Volta de Jesus.  No 1° Item “O prenúncio dos Sinais”, ou na 1° questão, você poderá usar o Vídeo: “A Volta de Jesus e os Sinais dos fins dos Tempos”, no Link a seguir, https://www.youtube.com/watch?v=N1zDTnGgjH0, Para explicar a respeito dos prenúncios do fim ao Longo da história. O Apocalipse se cumpriu, está se cumprindo e ainda se cumprirá! USE TRECHOS DO VÍDEO APENAS DO MINUTO 0:00 ao 7:32,  (Isso porque alguns trechos podem contradizer as escrituras). O vídeo ajuda você professor a contextualizar os prenúncios escatológicos de Jesus com os acontecimentos atuais ou mesmo já passados ao longo da História.

    Dinâmica: Um pouco antes de Abordar o Item “O desafio dos Sinais”, (Ou antes de Abordar a Questão 4, como preferir), vamos realizar uma dinâmica tentando suscitar nos alunos a consciência da Vigilância em relação a consumação do Reino  ( 1° Parágrafo do comentário 3).

    Dinâmica: “Arrumando a Mala”[1]Objetivo:

    Refletir sobre a necessidade de estar preparado e Vigilante para a Vinda de Jesus.

    Material:

    02 cartolinas

    02 pincéis atômicos.

     

    Procedimento:

    – Escolham dois alunos e fale: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.

    – Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.

    – Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

    – Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.

    – O Professor não irá falar aos alunos, mas irá cronometrar apenas 30 segundos e então pedir para os dois Alunos  pararem de escrever sobre o quadro ou a cartolina.

    – Várias situações podem acontecer:

    1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem “arrumar a mala”.

    2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.

    3 – Os alunos recusarem “arrumar a mala”, porque considerarem difícil arrumá-la em pouco tempo.

    Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da segunda Vinda de Jesus.  O Professor deverá ver na mala de cada um (representado na cartolina ou no quadro) qual se preparou mais…

     

    -Comente sobre a Preparação do Cristão para a Manifestação do Reino em Sua Plenitude (A vinda de Jesus) e o pouco tempo que lhe resta!

    Para a situação 01: Não se prepararam para volta de Jesus, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.

    Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para volta de Jesus, observou o tempo e as ações.

    Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para volta de Jesus, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.

    Para cada Classe pode-se adaptar a Dinâmica tendo em vista a preparação do Cristão para o Evento da Volta de Jesus e o curto tempo que lhe resta!

    Não se Esqueça que o Esqueleto dessa Dinâmica é apenas uma sugestão que pode ser adaptada em seu uso, material ou organização,  para cada Classe da EB.

     

    Ilustração: Para ajudar a responder a 6ª pergunta, acrescente a segunda pergunta: “Você está em uma rodovia escura, e tem somente a esperança do farol que ilumina a sua frente. Embora o farol ilumine até certo ponto, ele é o suficiente para nos guiar a estrada inteira. Em relação a volta de Jesus, temos essa esperança que parece pequena, mas é suficiente para nos levar a participar da consumação do Reino”.



    [1] Dinâmica extraída do Blog Discípulo Aprendiz Adaptada para Dicas das Lições da AB IAP

%d blogueiros gostam disto: