Dicas da lição 12 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma comunidade evangelística”

Dicas da lição 12 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma comunidade evangelística”

  • Professor, lembre-se de dedicar uma parte do tempo para investir em sua vida devocional. É imprescindível que você ore a Deus, leia e estude a Bíblia Sagrada e interceda por seus alunos. Não se esqueça de pedir ao Espírito Santo para transformar a vida de cada um de sua classe também nos momentos em que a lição estiver sendo ministrada.

 

  • Acesse o link: http://portaliap.org/simplesmente-igreja-slides/, faça o download dos slides e utilize-os para enriquecer ainda mais o estudo da lição.

 

 

  • Utilize também os comentários adicionais referentes à lição no link: http://portaliap.org/simplesmente-igreja-2/. Os títulos dos Comentários Adicionais são: Evangelismo pessoal; Depois do culto 1; Depois do culto 2; e, Estruturas para o envio.

 

  • A lição dessa semana vai enfocar a responsabilidade de cada um de nós, como igreja, de ter uma mentalidade e estruturas que favoreçam a evangelização. Vai, portanto, mostrar a igreja como uma comunidade evangelística. Para iniciar o estudo dessa lição, assista com seus alunos o vídeo disponível no site: https://www.youtube.com/watch?v=XXWRUzyO9R0, que vai abordar a ordem de Jesus de pregar o evangelho e o quanto nós resistimos em obedecer a tal mandamento. Depois de ver esse vídeo, debata com seus alunos sobre essas resistências e motive seus alunos a obedecerem à ordem de Cristo, independente de situação ou circunstância.

 

  • Para o tópico O exemplo da Igreja Primitiva, utilize o artigo Vencendo as Dificuldades do Evangelismo, disponível no link: http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/704/Vencendo_as_Dificuldades_do_Evangelismo. Esse texto vai abordar três desculpas dadas pelos cristãos para não cumprirem o mandamento de evangelizar: Eu não sei o que dizer; Eu não quero; e, Eu não sei o que fazer. Professor, disponibilize uma cópia desse artigo para seus alunos e peça que eles façam uma leitura do mesmo. Logo depois, divida a classe em duplas ou trios e diga para eles debaterem entre si quais são os principais obstáculos que tem impedido cada um deles a evangelizarem e como esses impedimentos podem ser superados. A seguir, peça que cada grupo compartilhe com toda classe as conclusões a que chegaram diante do debate entre o grupo. Não se esqueça de mencionar para seus alunos que a igreja primitiva enfrentou vários desafios e dificuldades, mas nenhum deles impediu que ela cumprisse sua tarefa evangelística!

 

  • No tópico A prática da igreja atual, você pode fazer a seguinte dinâmica, que se propõe a refletir sobre a necessidade de cumprirmos a missão evangelística ordenada por Jesus para todos nós. Para essa dinâmica, você vai precisar de uma espiga de milho verde e copos descartáveis. Depois de iniciar o estudo, leia em sua classe Mateus 28: 19-20 e fale rapidamente sobre a ação evangelizadora da igreja. Logo após, distribua os copos descartáveis para cada um de seus alunos e mostre uma espiga de milho verde com casca. Comente que o milho só existe porque um grão foi semeado, produzindo assim o fruto: alguém teve que semear, para o fruto crescer. Em seguida, peça que cada aluno retire uma quantidade de grãos de milho da espiga madura, guarde-os dentro do copo descartável que recebeu e passe a espiga para outro aluno da classe. Os alunos só deixarão de tirar os grãos quando não sobrar mais nenhum no sabugo. Peça que cada um conte os números de grãos que colocaram no copo. Lance então um desafio com essa dinâmica e comente que nós também iremos semear “os grãos” (a Palavra de Deus) durante a semana no coração daqueles que estão precisando conhecer a Cristo. O nosso objetivo é que a semente do evangelho de Cristo venha frutificar, pelo poder do Espírito Santo. Termine falando que os alunos deverão evangelizar durante a semana o número de pessoas representado através dos grãos que ficaram nos seus copos. Esse evangelismo pode acontecer de várias maneiras: através de folhetos, telefonemas, e-mails ou de casa em casa; ou seja, o importante é proclamarmos a mensagem de salvação e que os alunos se esforcem para atingir o número de pessoas representadas nas sementes do copo. Durante os três sábados posteriores, você pode dispor de alguns minutos para que cada aluno testemunhe sobre essa experiência de evangelização. A nossa oração é que outras pessoas conheçam a Cristo e entreguem a vida a ele por meio do nosso testemunho!

 

  • Para finalizar o estudo dessa lição, ore juntamente com seus alunos para que Deus possa os abençoar e capacitá-los nesta tarefa tão importante que é a de evangelizar aqueles que ainda não conhecem a Cristo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: