DICAS DA LIÇÃO 12 – TEU É O REINO – “Quando o Rei Voltar”

DICAS DA LIÇÃO 12 – TEU É O REINO – “Quando o Rei Voltar”

  • Professor, lembre-se de dedicar seu tempo para a sua vida devocional. É muito importante que você ore a Deus, leia e estude as Escrituras Sagradas e interceda por teus alunos. Peça ao Espírito Santo para transformar a vida de cada um de sua classe também nos momentos em que a lição estiver sendo ministrada.

 

 

 

  • Para iniciar a lição, você pode fazer a seguinte dinâmica: Leve duas malas (ou duas bolsas de viagem) para a sua classe. Distribua duas folhas de sulfite para cada aluno de sua classe e peça que eles escrevam numa delas que preparativos devem ser feitos para realizarem uma longa viagem. Na outra, peça que eles escrevam o que devem levar. Dê somente dois minutos para que eles escrevam nas duas folhas. Depois desse tempo recolha as folhas e coloque nas malas. A partir dessa dinâmica, permita que a classe fale sobre como foi ter que fazer essa atividade num espaço tão curto de tempo e compartilhe o que poderia acontecer nessa situação:
  1. Situação 01- Pelo pouco tempo disponível, os alunos não conseguirem escrever tudo o precisavam, deixando assim de “arrumar a mala”.
  2.  Situação 02 – Mesmo com pouco tempo disponível, os alunos conseguirem escrever a quantidade de objetos de mais necessidade, pois já estavam preparados para isso. A mala foi “arrumada”.
  3.  Situação 03 – Os alunos se recusarem a escrever o que foi pedido. Eles não “arrumam” a mala, pois acreditam que será muito difícil fazer isso num curto espaço de tempo

Você pode observar com seus alunos que qualquer que a partir dessas três atitudes, podemos extrair lições no que se refere a nossa vida e à volta do rei: na primeira situação, podemos relacionar com aquelas pessoas que não se prepararam para a volta de Cristo, são aqueles que não vigiaram e negligenciaram suas ações no tempo para a preparação. Na situação 02, relacionamos com aqueles que se prepararam no tempo certo e adequadamente para a volta do rei.  Já a situação 03, representa aqueles que se recusaram a se prepararem para a volta de Jesus, mesmo tendo sido avisados de que num determinado momento isso aconteceria.

A partir dessa dinâmica, debata com seus alunos a respeito da seguinte pergunta: “Será que temos vigiado e nos preparado para esse acontecimento tão importante para os cidadãos do reino?”

 

  • Peça que seus alunos digam quais são os acontecimentos, conforme a Palavra de Deus, que antecederão a volta de Cristo. Conforme eles forem falando, escreva esses acontecimentos num quadro-negro (lousa) ou flip chat, ou mesmo numa folha de sulfite. Peça que eles reflitam e respondam se tudo o que tem acontecido ao nosso redor os tem feito viver de maneira a estar aguardando ansiosamente a volta do rei.

 

  • Elabore um quadro contendo alguns aspectos importantes mencionados na lição que alguns aspectos relacionados à volta de Jesus, como esse abaixo. Disponibilize esse quadro para seus alunos e peça que eles compartilhem entre si de que maneira cada cidadão do reino deve se preparar para esse acontecimento.

 

Aspecto da vinda do rei Base bíblica
Visível Apocalipse 1: 7
Pessoal Apocalipse 19: 14
Repentina 1 Tessalonicenses 5: 2
Gloriosa Mateus 16: 27
Vitoriosa Apocalipse 19: 20, 21

 

  • A volta do rei é certa, pois assim está registrado na Bíblia. Cristo virá buscar o seu povo e o seu reino será incomparavelmente melhor a qualquer sistema de governo humano. Para que nós possamos estar entre os redimidos, é necessário perseverar. Divida a classe em duplas e trios e peça que eles discutam quais são as maiores dificuldades para que possam aguardar a vida de Jesus e de que formas podem perseverar para vencer essas dificuldades. Peça que eles falem a respeito de algumas conclusões a que chegaram com esse debate. Incentive seus alunos a continuarem vigiando e se preparando para o retorno do rei, pois certamente um dia ele voltará!

 

  • Ore pelos seus alunos, para que possam continuar vigiando e perseverando até o fim.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: