DICAS DA LIÇÃO 13 – TEU É O REINO – “Semeando o reino”

DICAS DA LIÇÃO 13 – TEU É O REINO – “Semeando o reino”

Devoção: Professor lembre-se de dedicar seu tempo para a sua vida devocional. É muito importante que você ore a Deus, leia e estude as Escrituras Sagradas e interceda por teus alunos. Peça ao Espírito Santo para transformar a vida de cada um de sua classe também nos momentos em que a lição estiver sendo ministrada.

 

Slides: Acesse o link: http://portaliap.org/slides-licao-teu-e-o-reino/, faça o dowload dos slides e utilize-os para enriquecer ainda mais o estudo da lição.

 

Comentários adicionais: Utilize também os comentários adicionais referentes à lição no link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/08/LB-310_Comentarios-Adicionais-2.pdf. Os títulos dos Comentários Adicionais são: “Ensino para todos”; “O mistério do Reino”; “Reino resistível”; “Mistério revelado”. 

 

Dinâmica do feijão: Durante a semana que antecede a aula da Escola Bíblica, plante uma semente de feijão dentro de um copo de vidro, colocando-a em cima de um pedaço de algodão umedecido. No dia da aula, para introduzir o tema da lição de forma descontraída, faça com que o copo com a plantinha passe pela mão de todos os alunos e leve-os a fazer algumas observações sobre o que está diante delas. Procure instigar os alunos com perguntas sobre as condições da planta, o problema do solo, a integridade da semente, etc.

Vídeo: Na primeira parte da lição, faça com que a classe assista a um vídeo sobre as diferentes reações a um tremor de terra: https://www.youtube.com/watch?v=eHiLwD-Zs5Q. O que há de semelhante entre as reações dessas pessoas ao tremor de terra e as reações das pessoas que ouvem o evangelho, como Jesus expôs em sua parábola?

Bate-Papo: Ainda na primeira parte da lição, como sugestão, em vez de distribuir as perguntas entre os alunos, o professor pode dizer à classe que irá passar a lição em forma de bate-papo. Isso seria feito da seguinte maneira: Para cada um dos três tópicos, seguidamente, (“O objetivo da parábola”, “O ensino da parábola” e “O semeador da parábola”) o professor perguntaria o que os alunos acharam de interessante e que gostariam de compartilhar com os demais. O professor então complementaria com suas próprias observações e aproveitaria cada comentário dos alunos para desenrolar a conversa. Vale destacar que as perguntas serão automaticamente respondidas durante o bate-papo.

“Chuva de ideias”: Na segunda parte da lição, distribua papel e caneta para a classe e solicite que, em 3 minutos, todos respondam no papel à pergunta: “em quais tipos de solo temos deixado de lançar a semente?”. Recolhidas todas as respostas, o professor lerá cada uma das respostas (sem necessariamente citar o nome do aluno que escreveu). Logo após, estimule os irmãos a participarem, comentando a respeito do que foi lido. Enfatize que precisamos seguir o exemplo de Jesus, que semeou a palavra do Reino em todos os tipos de solo, isto é, no coração de todas as pessoas, mesmo àquelas que não trouxeram os resultados desejados. Encerre com a leitura do “DESAFIO EVANGELÍSTICO” e uma breve oração.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: