Dicas da lição 2 – “Academia Espiritual”

Dicas da lição 2 – “Academia Espiritual”

Academia Espiritual

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

  • Exercício Espiritual: Você pode usar como exemplo de leitura devocional da palavra (item 1), a Leitura orante da Bíblia, que envolve fazer repetidas leituras com perguntas específicas: 1. O que o texto está dizendo? 2. Meditar no que Deus está me falando; 3. Orar o que o texto me faz dizer a Deus; 4. Qual o meu novo olhar? Contemplar a partir de sua palavra.
  • Vídeo: Exiba em classe o vídeo legendado do Pr. Jhon Piper “A bíblia não é chata”, sobre a grandeza da leitura bíblica, logo no item 1 (Leitura) Ou durante a respectiva pergunta (Questão 2). Segue o Link: https://www.youtube.com/watch?v=wshTAViyzh4
  • Dinâmica: Durante a Explicação ou questão relacionada (Questão 3) ao item Escolha três, no máximo 4 pessoas da classe, e pergunte a elas: “Compartilhe com a classe uma experiência de meditação devocional da palavra em que você ouviu claramente a orientação de Deus para uma situação específica de sua vida.” Após as respostas você poderá comentar com a classe a importância prática de se ouvir Deus através da meditação da palavra.
    Obs: Procure combinar com essas pessoas ao menos um dia antes, se possível, para que elas tenham tempo de pensar em suas respostas.
  • Sugestão: No Item 2 do “Exercitando na Vida”, Você pode sugerir aos alunos que façam o plano de leitura anual da bíblia de maneira devocional. Além te termos o plano de leitura anual em nossa lição durante todo o ano, sugerimos também o plano de leitura anual da SBB (Sociedade Bíblica do Brasil): Disponível para Download AQUI
    Fonte: http://www.sbb.org.br/conteudo-interativo/planos-de-leitura-da-biblia/
  • Desafio da semana: Mande para seus alunos e alunas pelo WhatsApp, redes sociais ou exiba em sala, o infográfico com o desafio da semana desta lição.

 

Comentários Adicionais

  1. Definindo o exercício:
    “A prática da leitura da Palavra de Deus é a arte de procurar o Senhor nas páginas das Sagradas Escrituras até achar, de enxergar toda a riqueza que está por trás da mera letra, de ouvir a voz de Deus, de relacionar texto com texto e de sugar o leite contido na Palavra revelada e escrita, tanto nas passagens mais claras como nas passagens aparentemente menos atraentes, mediante uma leitura responsável e o auxílio do Espírito Santo.” (César, Elben M. Lenz. Práticas devocionais: exercícios de sobrevivência e plenitude espiritual. 4 ed. Viçosa: Ultimato, 2005, p.13).
  2. Várias leituras:
    “Existem a leitura acadêmica (em busca do conhecimento para aumentar o cabedal da cultura); a leitura apologética (em busca de argumentos para defender um ponto de vista), a leitura homilética (em busca do sermão para pregar domingo); a leitura supertisiosa (em busca de ‘recadinhos’ da parte de Deus para resolver algum problema pessoal) e a leitura devocional (em busca do próprio Deus para saciar a sede interior). A leitura devocional é única e não pode ser comparada nem substituída pelas demais.” (Ibidem, p.15).
  3. Desafios à leitura:
    “Os desafios dessa Prática Devocional Diária chamada Leitura e Meditação na palavra de Deus são: conscientização, envolvimento, preparo e organização. Para levar a efeito o estudo da Palavra, deve-se considerar tal Prática Devocional como algo que esteja em primeiro lugar na escala de valores e prioridades da vida!” (Leonardo Jr., João; Freitas, Eleilton William S. Caia na real: proposta de vida real para um tempo virtual. São Paulo: GEVC, 2010, p. 64).
  4. Leitura transformadora:
    “Ler a Bíblia não é sempre a mesma coisa que ouvir a Palavra de Deus. Uma coisa nem sempre implica na outra. Ouvir a Deus exige numa postura, uma atitude diante de Sua Palavra. A Leitura Devocional é uma forma de nos colocarmos diante de Deus e sua Palavra como quem de fato deseja ouvir, meditar, orar e contemplar. É dessa postura que nasce, não apenas o prazer, pela Palavra de Deus, mas também a experiência transformadora do poder da graça divina.” (Barbosa, Ricardo. Janelas para vida: resgatando a espiritualidade do cotidiano. 2 ed. Curitiba: Encontro, p.64).
  5. Testemunho de leitura:
    “‘É absolutamente necessário, a fim de que a felicidade no Senhor possa continuar, que as Escrituras sejam lidas regularmente. Nós devemos especificamente, com regularidade, ler as Escrituras sequencialmente e não escolher um capítulo aqui e outro ali. Se fizermos assim, seremos sempre anões espirituais. Eu digo isso a vocês carinhosamente. Durante os primeiros quatro anos depois da minha conversão eu não fiz nenhum progresso porque eu negligenciei a Bíblia. Mas quando eu li regularmente através da Bíblia toda. Eu imediatamente progredi. Então minha paz e alegria continuaram mais e mais. Eu tenho feito isso há 47 anos. Eu li a Bíblia inteira aproximadamente 100 vezes e eu sempre acho revigorante. Assim minha paz e alegria têm aumentado mais e mais.’ (D. L. Moody)” (Pimentel, Vinícius Musselma. 10 planos de leitura bíblica e orante para 2017. Disponível em: http://voltemosaoevangelho.com/blog/2016/12/10-planos-de-leitura-biblica-e-orante-para-2017/. Acessado: 01 de junho de 2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.