Dicas da Lição 3 – “Liderem com exemplo”

Liderem com exemplo

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

Dicas

Dinâmica

Seguindo o Chefe

Objetivo: desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente, trabalhar em equipe, conduzir, sugerir e solucionar.
Material: papel e caneta.

Procedimento: Ao iniciar a aula, divida os participantes em grupos. Cada equipe terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e uma caneta, sendo que cada integrante deverá fazer um pouco de cada vez, passando a caneta para outro participante. Por exemplo, a primeira pessoa começa com um traço, a próxima o completa com outro e assim consecutivamente.

Mas antes de sair por aí simplesmente desenhando, os participantes terão que seguir as seguintes recomendações: o integrante 1 é cego e não tem o braço direito; o integrante 2 é cego e não tem o braço esquerdo; o 3 é cego e surdo; o 4 é cego e mudo. O condutor da dinâmica é responsável por definir as limitações de cada participante.

A atividade toda deve ser concluída em 5 minutos. Ao final, o condutor da dinâmica deve debater as dificuldades encontradas, os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática. Além disso, também deve criar um debate sobre altruísmo e a necessidade que todos temos de enxergar a dificuldade do outro, bem como, a necessidade de sermos orientados por um bom líder.

Vídeo: No item 2, mostre o vídeo intitulado “sendo um líder exemplar”, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=d9PwDXYI5ng. Em seguida, reflita com a classe sobre a forma correta com a qual deve agir um líder cristão.

Exemplos históricos: Ao analisar a primeira aplicação “o líder precisa ter convicção de seu propósito”, cite dois líderes históricos que demonstraram convicção em seu propósito de mudança onde atuaram. Como sugestão, citamos:

  1. Abraham Lincoln*: Reconhecido historicamente como um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, ele teve a coragem de abolir a escravidão no país e administrou bem os EUA durante a Guerra Civil, entre 1861 e 1865. Com pensamentos à frente de seu tempo, Lincoln também foi responsável por modernizar a economia do país.
  2. Martin Luther King*: “Eu tenho um sonho”, esta é a afirmação mais significativa desse grande líder americano. O pastor protestante e ativista político foi um dos maiores nomes da luta pela igualdade social nos EUA e ganhou reconhecimento no mundo todo. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por combater a desigualdade racial sem violência.

* Fonte: https://blog.ambracollege.com/lideres-mundiais-mais-famosos-da-historia/, acessado em 01 de janeiro de 2019.

3 Comments

  1. Enos Lameira disse:

    Que a Paz daquele que nos chamou para estar atuante em sua obra seja com todos nós. Tenho acompanhado o material disponibilizado pela geral para ser aperfeiçoado o estudo das nossas lições bíblicas, e já os parabenizo, pois tem sido de grande importância em nossa IAP LOCAL( IAP APEÙ em Castanhal PA) temos ampliado em conhecimento a cerca de reflexões e conteúdos postados, isso é gratificante e produtivo na obra de nosso DEUS.

  2. adalberto disse:

    a liçao que deixaram para download está errado, deveria ser a lição 3 e está disponivel a lição 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.