Dicas da lição 3 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma Comunidade Relacional”

Dicas da lição 3 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma Comunidade Relacional”

1. Slides da Lição: Baixe os slides para dinamizar sua exposição, disponível no link: http://portaliap.org/simplesmente-igreja-slides/

 

2. Comentários adicionais: Você pode acessar os áudios desta lição e os comentários adicionais no link: http://portaliap.org/simplesmente-igreja/.

 

3. Dinâmica:

Providencie um espelho de médio porte para que fique posicionado em algum local da igreja em que os irmãos possam notar ao entrarem para a Escola Bíblica. No começo da aula, em consonância com a INTRODUÇÃO do presente estudo, confronte a classe, refletindo na rotina dos irmãos e da própria igreja local. Como em um espelho, será que enxergamos nossa realidade. Como andam nossos relacionamentos dentro da comunidade cristã?

 

4. Pesquisa de opinião

No final do II tópico, divida a classe em grupos de 3 a 7 pessoas e peça que cada grupo escolha três questões da lista abaixo e faça uma auto avaliação para apresentar à classe:

  • Quando e como foi sua participação na última confraternização que teve na igreja?
  •  Você consegue se relacionar bem com as pessoas? Consegue perceber as necessidades delas e consegue expor as suas necessidades?
  • Qual foi a última vez que você fez ou recebeu a visita de um irmão?
  • Você tem mais amigos reais ou virtuais?
  • Você passa mais tempo junto com sua família ou vendo televisão e nas redes sociais?
  • Você costuma compartilhar histórias, doces, bolos com seus vizinhos?
  • Você costuma sentar-se à mesa com sua família durante as refeições?
  • Você e sua família costumam fazer o culto doméstico?
  • Você acha que somos parecidos com a igreja primitiva?  (Cf. Atos 2:42-44)

Esse exercício serve para refletirmos sobre nossos relacionamentos interpessoais hoje em dia.

 

4. Vídeo: Apresente o vídeo “Pequenos Grupos”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=l_eKZmV0An0. O vídeo tem duração de 1:35 e trará uma reflexão sobre a importância dos pequenos grupos para que a Igreja cresça como comunidade relacional.

 

5. Desafio: Como desafio específico da presente lição, proponha uma confraternização entre irmãos ou alguma atividade que proporcione uma postura de uma comunidade relacional. Logo após, encerre o estudo, convidando cada aluno a orar por algum irmão da igreja (afastado ou não), se comprometendo a ligar para ele durante a semana, em atitude de companheirismo.

 

%d blogueiros gostam disto: