Dicas da lição 4 – “O que é igreja missional?”

O que é igreja missional?

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

Vídeo: Após ler a introdução, mostre à classe o vídeo com o tema: Os três tipos de igreja, em que o Pr. Ricardo Agreste, aborda a igreja hospital, a igreja empresa e a igreja missional. Em seguida, estimule os alunos a refletir sobre e, se possível, a comentar sobre esses tipos de igrejas. Eis o link do vídeo: https://youtu.be/gPwhQ47QB4o

Dinâmica dos versículos nos bombons: Como sugestão, faça esta dinâmica após a parte das aplicações: II. Praticando o ensino bíblico. Antecipadamente, escolha alguns versículos bíblicos alusivos à obra missionária (Ex: At 1:8, 13:2-3; Rm 15:20; 1Co 9:16; 2Co 5:20; Cl 4:2,3; 1Pd 2:9) e os transcreva em uma tira de papel sem a referência bíblica. Esta, por sua vez, deverá ser escrita em outra tira. Embrulhe uma tira em cada bombom formando pares de bombons: um com o versículo e outro com a referência.

Objetivo: Identificar a referência de alguns versículos pertencentes à base bíblica para missões e memorizá-los.
Desenvolvimento: Na classe, distribua um bombom para cada participante. Peça que o desembrulhe, retire o papelzinho e torne a embrulhar o bombom sem comê-lo. Solicite que um dos participantes leia o que está escrito. Se for referência deverá perguntar quem sabe qual é o versículo e se for versículo perguntar quem sabe a referência. Aquele que acertar receberá mais um bombom, só que agora sem papelzinho dentro. Quem errar terá seu bombom confiscado. Os participantes que casarem o versículo com a referência vão formando duplas. Quando todas as duplas estiverem formadas algumas terão mais bombons e outras não. Dê alguns minutos para cada dupla decorar o versículo e a referência bíblica. Em seguida, cada elemento falará decor seu seu versículo e referência. Quem falar corretamente receberá um bombom; quem errar uma palavra ou mais não receberá nada e não perderá nada. Ao final, a dupla que tiver mais bombons é a vencedora e receberá em dobro a quantia que possui. Em caso de empate, todos ganham o dobro de bombons que possuem.
Lembre-se: A dinâmica precisa ser adaptada conforme o número de participantes.

Material de apoio 1: Use os comentários adicionais, disponíveis no espaço abaixo, para complementar a sua aula. Para ouvir o podcast desta lição, acesse: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2018/05/LB324_04.mp3; Utilize os slides desta lição disponíveis em: http://portaliap.org/licoes-biblicas-324/

Material de apoio 2: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Comentários Adicionais

  1. Definindo o termo missional
    “Na sua melhor definição, ‘missional’ descreve não uma atividade especifica da igreja, mas a própria essência e identidade da igreja à medida que ela assume seu papel na história de Deus no contexto de sua cultura e participa na missão de Deus para o mundo. […] Missão nos faz lembrar que a igreja deve ser orientada para o mundo, existindo em favor dos outros. […] Desse modo, descrever uma igreja como ‘missional’ significa definir a comunidade cristã inteira como um corpo enviado ao mundo e que existe não para si mesmo, mas para levar as boas novas ao mundo [..]”. (Goheen, Michael W. A igreja missional na Bíblia: luz para as nações. Tradução de Ingrid Neufeld de Lima. São Paulo: Vida Nova, 2014, pp.20,21).
  2. Orientada ao mundo
    “O termo missional, portanto lembra a igreja de que ela deve estar orientada para o mundo e permanecer fiel à sua identidade como uma agenda da missão de Deus e participante na história de Deus. […] A palavra ‘missão’ encontrou ressonância em cristãos hoje porque ela desafia a igreja a assumir seu papel e deixar para trás sua preocupação com seus próprios interesses e sua acomodação pecaminosa à sua história cultural”. (Goheen, Michael W. A igreja missional na Bíblia: luz para as nações. Tradução de Ingrid Neufeld de Lima. São Paulo: Vida Nova, 2014, pp.20,21).
  3. A ação da igreja missional
    “Em vez de simplesmente convidar a cidade para ir à igreja, os membros estão comprometidos em levar a igreja à cidade”. […] A igreja “tem de ser o missionário capaz de penetrar nas suas complexas realidades culturais para construir pontes. Estar inserido na cultura local para mostrar Cristo na vida diária é fundamental. Se a igreja estiver posicionada na cultura como se fosse um missionário, os membros deverão aprender a viver como tal. […] A obra do cristão é conversar sobre aquilo que está no coração de Deus, a saber, a redenção do homem”. (Stetzer, Ed. Igrejas que transformam o Brasil: sinais de um movimento revolucionário e inspirador. Ed Stetzer, Sérgio Queiroz. São Paulo: Mundo Cristão, 2017, pp.200,202,214).
  4. A igreja local é enviada com uma missão
    “Com essa única ordem [João 20:19-21], Jesus anunciou dois mil anos de direcionamento para a igreja, ainda em vigor para as igrejas de hoje – incluindo a sua igreja. Ele asseverou que somos enviados. A igreja é, e você individualmente também, o missionário de Deus para o mundo. Sua igreja é o instrumento de Deus para alcançar o mundo, e isso inclui alcançar as pessoas de sua localidade”. (Stetzer, Ed. Desvendando o código missional: tornando-se uma igreja missionária na comunidade. Tradução de A. G. Mendes. São Paulo: Vida Nova, 2018, pp.48,49). “Uma Igreja missional não vê as pessoas e a cultura como inimigos, mas como tesouros perdidos que Deus está restaurando. A restauração só é feita completa e abertamente, através do Evangelho, sendo comunicado pelo povo enviado por Deus, a Igreja. Isso é ser missional. Nós temos um remetente (Jesus), uma mensagem (o Evangelho), e os destinatários (pessoas reais inseridas na cultura)”. (Costa, João. Missional: Uma jornada da devoção à missão. Interferência Editora, Rio de Janeiro: 2012. p.116).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.