Dicas da lição 5 – “Como guardar o sábado?”

Como guardar o sábado?

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas racional, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Dinâmica: “Como administrar o tempo de preparação para o sábado”: A explicação da dinâmica está contida no vídeo abaixo. Ela visa enriquecer o alerta dado no primeiro parágrafo do tópico “Para entender” onde somos orientados a dar atenção à sexta-feira, conhecido como “o dia da preparação”.

Apresentação prévia do propósito da dinâmica: Antes de fazer a dinâmica, reflita com a classe sobre o principal motivo que dificulta o recebimento do dia do Senhor conforme apresentado no presente estudo da lição – a administração do tempo – que eleva o nível de ansiedade pelo grande número de tarefas a serem executadas na sexta-feira e que, invariavelmente, não permite que nos dediquemos integralmente à guarda e à santificação do sábado conforme a vontade divina. O empresário vê a sua agenda lotada logo pela manhã; o profissional liberal precisa aproveitar bem o dia pois seu provento depende de como ele lida com seus compromissos; a dona de casa precisa fazer a alimentação do dia, do jantar e do almoço do dia seguinte concomitantemente às tarefas da casa; o motorista lida com o trânsito caótico típico do fim da semana de trabalho, etc. Como administrar o tempo de modo que, no pôr-do-sol da sexta-feira, haja uma sensação de alívio por conseguir cumprir os compromissos mais importantes e que seja possível dedicar as próximas 24 horas a fazer a vontade de Deus sem reservas?

Objetivo da dinâmica: Após a apresentação da dinâmica, diga à sua classe que, assim como ilustrado através da dinâmica (os bombons primeiro e depois o arroz), nós devemos dividir nossas tarefas na sexta-feira entre as mais importantes e as menos importantes. Devemos dedicar um esforço inicialmente às tarefas mais importantes, deixando por último, as tarefas menos importantes. Caso não seja possível concluí-las, não haverá grandes preocupações, pois elas poderiam ser postergadas. Logo pela manhã, se precisarmos sair para compromissos externos, fazer um roteiro de modo a atender as demandas mais importantes. Ao fazermos o alimento para os dois dias, dedicar um esforço inicial maior ao que leva mais tempo para o preparo. Colocar sobre a sua mesa de trabalho a lista de atividades da sexta-feira, priorizando a que é mais importante e a que demanda mais tempo.
Com isso, sua sexta-feira será mais bem administrada e você (o seu aluno) desfrutará do sábado “deleitoso” que o Senhor fez para o descanso do homem, para a comunhão e para um momento especial na presença de Deus.

Vídeo com as instruções para a dinâmica: https://youtu.be/GrxQy5kNoFE

OBS.: Não se esqueça de deixar o seu “joinha” lá, ok?

Reflexão sobre a nossa conduta no dia do Senhor: Na medida em que os alunos vão chegando ao templo, distribua um formulário conforme o modelo abaixo. Delegue seu (sua) secretário (a) para essa tarefa ou, se achar conveniente, faça você mesmo a distribuição momentos antes de iniciar essa reflexão proposta.

Modelo de formulário:

PERGUNTAS Resposta “SIM” Resposta “NÃO”
Pergunta 1
Pergunta 2
Pergunta 3
Pergunta 4
Pergunta 5
Pergunta 6
Pergunta 7
Pergunta 8
Pergunta 9
Pergunta 10

Quando sua aula atingir a parte II, “Para praticar”, proponha uma reflexão aos alunos sobre o quanto compreendem da forma adequada para a guarda e santificação do sábado. Peça para todos pegarem o formulário distribuído e, com um lápis ou uma caneta, assinalarem com um “X”, ou na área do “SIM” ou na área do “NÃO” a cada pergunta que você fizer. Ao fazer cada pergunta – veja a relação abaixo – diga claramente o número da pergunta para que seus alunos a identifiquem no formulário e possam assinalar com o “X” na linha da pergunta que você está fazendo. Oriente-os a não mostrar as respostas a ninguém porque a reflexão será intrapessoal e secreta.

Relação das perguntas (que só você saberá antecipadamente, é claro):
1. Você recebeu algum irmão na fé na sua casa para almoçar com sua família em algum sábado dos últimos 3 (três) meses?
2. Sua família almoçou na casa de algum irmão em algum sábado dos últimos 3 (três) meses?
3. Você fez alguma visita a um hospital, orfanato, lar de idosos ou casa de recuperação numa tarde de sábado nos últimos 6 (seis) meses?
4. Você fez alguma visita a um não-crente numa tarde de sábado com o propósito de orar e falar da salvação em Cristo nesse mês ou no mês passado?
5. Você sempre se lembra de agradecer a Deus em oração ao receber o sábado (sexta-feira) e de pedir as bênçãos de Deus pela semana que virá, num culto de pôr-do-sol, na igreja ou na sua casa?
6. Você estudou algum assunto da Bíblia Sagrada durante uma hora no mínimo, na sua casa, numa sexta-feira a noite ou num dos sábados dos últimos 3 (três) meses?
7. Você tem participado regularmente de eventos, ensaios, reuniões ou encontros promovidos pela sua igreja nas sextas-feiras ou nos sábados a tarde?
8. Quando você tem a oportunidade de conversar com outras pessoas no dia de sábado, você tem a preocupação de não falar nada que remeta a questões profissionais ou algo relacionado a negócios, mas apenas amenidades ou assuntos de cunho espiritual?
9. Você realmente se “desliga” de tudo o que está relacionado à sua atividade profissional no dia de sábado?
10. Quando você encontra seus irmãos na igreja aos sábados, você sorri para eles ao cumprimentá-los, olhando em seus olhos, abraçando-os e lhes dando beijos no rosto como um verdadeiro sinal de alegria?

Ao final das perguntas, peça para todos contarem quantos “X” existem na coluna do “SIM” e anotar a quantidade no campo “TOTAIS”. Depois, apresente o resultado da reflexão no Datashow, ou na impossibilidade de usá-lo, diga o resultado verbalmente. Então cada aluno conferirá a quantidade de “SIM” com o resultado que você apresentará.

De 8 a 10 – Parabéns! Você entendeu perfeitamente o propósito do sábado!
De 5 a 7 – Ok! Você entendeu que o sábado é uma bênção de Deus, mas
Fique atento para que os cuidados dessa vida não lhe roubem esse grande privilégio. Que a sua vereda continue sendo como a luz da aurora.
De 2 a 4 – Você ainda não compreendeu perfeitamente o significado do sábado. Falta apenas um pouquinho de disciplina pessoal para converter a obediência a um mandamento divino de um modo legalista pela obediência com alegria das bênçãos do sábado.
De 0 a 1 – Essa lição foi muito necessária pra você! Tem que se esforçar para tornar o sábado um dia deleitoso, de alegria, de comunhão, porque essa é a vontade de Deus! Lembre-se que o sábado foi feito por sua causa, para ser uma bênção e não um fardo pesado.

OBS.: Lembre-se de distribuir, ao final da aula, as perguntas para cada aluno que preencheu o formulário para que ele possa ter exemplos práticos de aplicação da aula.

(A dinâmica acima teve a colaboração da SOFAP em Vila Medeiros/São Paulo)

Comentários Adicionais