Dicas da lição 5 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma Comunidade Discipuladora”

Dicas da lição 5 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma Comunidade Discipuladora”

1 – SLIDES DA LIÇÃO: Baixe os slides para dinamizar sua exposição, disponível no link: http://portaliap.org/simplesmente-igreja-slides/

2 – COMENTÁRIOS ADICIONAIS: Você pode acessar os áudios desta lição e os comentários adicionais no link: http://portaliap.org/simplesmente-igreja/.

3 – VÍDEO – No 1º  tópico da lição , reproduza o vídeo “Porque você deve fazer discípulos?” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=76KcaIjkGe4 para iniciar a discussão acerca do conceito de discipulado apresentado neste tópico.

A partir disso, você pode pedir auxílio dos alunos para diferenciar MEMBRO de DISCÍPULO e, assim, fazer uma reflexão conjunta se a nossa postura está sendo realmente de discípulo de Cristo ou somente de membro de Igreja. Você pode fazer isso de três formas:

a)    Com toda a Classe, utilizando um quadro;

b)    Dividindo a Classe em dois ou mais grupos;

c)    Individualmente: distribuindo papel e caneta para que cada aluno enumere as características de MEMBRO e DISCÍPULO.

Obs: Se a escolha do professor for a opção ‘a’ ou ‘b’, deve-se ficar atento ao tempo, visto que será necessário dar tempo para os alunos responderem à questão proposta. A escolha dependerá de cada classe, do espaço físico disponibilizado para o estudo (Sala individual, ou salão compartilhado para todas as classes), se a lição for ministrada de forma geral ou em classes, quantidade de alunos, etc. Para finalizar responda com a classe as perguntas 1 e 2 da lição.

4 – Envie com antecedência para os alunos o texto abaixo, delegando para um deles (pode ser alguém que entrou na academia e desistiu) para relatar sobre as dificuldades de ser persistente. Em seguida, mostre como a história relatada poderia ser diferente, se o aluno tivesse contratado um Personal Trainer, por exemplo, ressaltando a importância da persistência e encorajamento no discipulado, mostrando a importância de se levar o convertido ao Batismo, depois ensiná-lo, prepará-lo e desenvolver um relacionamento pessoal e verdadeiro com ele.

Obs.: Este exemplo pode ser adaptado com alguém que entrou em um curso e não conseguiu terminá-lo, dependerá de cada caso.

Texto de Reflexão: Uma Longa Obediência

Cada ano em janeiro, o número de membros das academias de ginástica aumentam dramaticamente e as salas de exercício ficam cheias com o que algumas pessoas chamam de “A multidão resoluta do Ano Novo”. Os alunos assíduos sabem que em Março muitos dos iniciantes não voltarão. Um dos diretores de certo clube disse: “Eles não vêem resultados imediatos como imaginaram. As pessoas não compreendem que é necessário muito exercício e perseverança para ficar em forma.

É um fenômeno que nós experimentamos também no mundo espiritual. O autor Eugene Peterson observa que numa cultura que gosta de velocidade e eficiência, “não é difícil… fazer com que uma pessoa se interesse pela mensagem do Evangelho; mas é terrivelmente difícil manter o interesse”. Para seguir a Cristo fielmente, Peterson diz que isto requer “uma longa obediência na mesma direção”.  (David McCasland)

Fonte: Nosso Pão Diário

 

Para finalizar, responda às perguntas 3 e 4 da Lição e desafie os alunos a escolherem alguém para estudar a lição juntos , durante a semana, a fim de desenvolverem: um relacionamento mais próximo, o ensino bíblico mútuo e comunhão – Isso é simplesmente Igreja!

 

Uma ótima aula para todos!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: