DICAS DA LIÇÃO 5 – TEU É O REINO – “As parábolas do reino”

DICAS DA LIÇÃO 5 – TEU É O REINO – “As parábolas do reino”

1) Devocional Diário: Não se esqueça de ler a Bíblia e de orar por seus alunos e pela Escola Bíblica diariamente, conseguindo, assim, autoridade espiritual, para facilitar a compreensão de todos.  Utilize a Leitura Diária.

 

2) Slides da lição: Faça o download para utilizar os slides das lições. Acesse aqui:http://portaliap.org/slides-licao-teu-e-o-reino/ 

 

3) Comentários adicionais: “1. O conteúdo das parábolas parte 1; 2. O conteúdo das parábolas parte 2; 3. As Parábolas Alusivas ao Reino em Mateus 13; 4. Objetivo das parábolas. Acesse-os aqui: http://portaliap.com.br/wp-content/uploads/2015/01/LB-310_Comentarios-Adicionais-2.pdf

 

4. No item 1 “O mistério revelado”: Explique para seus alunos que Jesus é o maior de todos os professores. Seu conhecimento não é parcial e sua sabedoria não tem limites. Como seus alunos aprendemos coisas que só Deus sabia; esse é o mistério revelado! Enquanto fala sobre isso projete a imagem de um professor e explique que em Jesus aprendemos tudo que precisamos para viver uma vida abundante, assim acontece com todos os discípulos.

 

5. No item 2 “O reino e sua natureza”: Para facilitar sua ilustração leve um pacote de Feijão. Fale que por ser difícil levar trigo ou peixes em sala de aula usará o feijão como modelo. Com certeza ficará familiar a todos. Mostre que assim como no reino de Deus, no pacote de feijão vem todo tipo de feijão, bons e ruins, mas que cabe a nós selecioná-los. Assim acontece com o dono da plantação de trigo e com o pescador de peixes. No caso o próprio Deus.

                                 

6. No item 3 “O reino e seu desenvolvimento”: Caso tenha tempo para dinamizar sua aula leve algumas sementes de mostarda para mostrar aos seus alunos, você pode encontra-las em lojas de produtos naturais. Muitos conhecem a parábola, mas poucos viram de perto uma semente de mostarda.

 

7. Na parte III “O cidadão do Reino precisa fazer”: Faça uma dinâmica com sua sala:

Dinâmica: Pegue duas caixas cheias de objetos (coisas sem muito valor) e esconda uma caixa de bis em cada caixa. Deixe as caixas em um local que todos possam ver e avise-os na parte final da lição. (É importante que você reserve uns 5 minutos para fazer esta dinâmica) Diga que quem achar o bis é seu.

 

Reflexão: Depois converse com eles sobre: O valor de buscar o reino de Deus. As dificuldades de vivenciá-lo em um mundo cheio de coisas sem valor. O quanto temos valorizado o reino de Deus. Caso ache interessante peça para que quem ganhou o bis divida-os com a classe mostrando o valor de compartilharmos o reino de Deus com outras pessoas.

%d blogueiros gostam disto: