Dicas da Lição 5 – “Vivam em santidade”

Vivam em santidade

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.
  • Para baixar os slides desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

  • Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 05, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2018/12/LB326_05.mp3
  • Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
  • Slides da lição: Baixe o slide da lição 05, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-326/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
  • Vídeo: No item 1: “Desafios”, utilize o vídeo “Verdadeira Santidade” do Pastor Douglas Gonçalves, para falar sobre os desafios de se viver em santidade –  https://www.youtube.com/watch?v=baKZLYd_jg8

 

Dinâmica santificação

Aplique esta dinâmica na análise da primeira aplicação: “Tenha uma conduta apropriada”.

Material: Jarra transparente, 10 copos descartáveis, papel, caneta, fita adesiva, um copo pequeno, também transparente e cheio de café, e uma bacia rasa.

Procedimento: Para ilustrar o processo de santificação, comece a dinâmica apresentando o copo pequeno, transparente, cheio de café. Fale que ele representa o pecado que atuou no coração da pessoa até o momento em que recebeu Jesus. Derrame o café dentro da jarra vazia e fale sobre o estrago que o pecado faz na vida da pessoa. Continue explicando que, após a salvação, o Espírito Santo começa o processo no interior da pessoa.

Então, apresente uma bandeja com vários copos descartáveis cheios de água cristalina, simbolizando o Espírito Santo. Nos copos, estarão colocados papéis escritos com os nomes de ações que só podem ser realizadas com a participação do Espírito Santo. Exemplos: oração, leitura devocional da Bíblia, vivência em comunhão com os irmãos, obediência à voz de Deus, perdão e amor ao próximo, etc.

Peça que os alunos observem a bandeja e fiquem atentos. Conforme a solicitação do professor, cada aluno deve se levantar e derramar um copo de água cristalina dentro da jarra. quando esta já estiver cheia, coloque-a dentro da bacia para não vazar e continue a dinâmica até a água transbordar e sua cor se tornar clara.

Encerre dizendo que só tem uma vida santa aquele cristão cheio do Espírito Santo. Nele, as obras da carne e o pecado são superados na vida do cristão.

Momento de oração: Ao abordar a segunda aplicação: “tenha parceiros de caminhada”, incentive os alunos a formarem duplas e orarem uns pelos outros, pedindo para que Deus dê forças para que vivam em santidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.