Dicas da Lição 6 – “O ministério do Filho do Homem”

Dicas da Lição 6 – “O ministério do Filho do Homem”

O ministério do Filho do Homem

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

Dinâmica para entender o significado do Ministério de Jesus

Para fazer essa dinâmica você precisará de um pano para vendar os olhos de um voluntário e de um ponto de referencia onde a pessoa deva ir com os olhos vendados.

Convide um aluno voluntário e mostre um lugar onde ele precisará chegar com os olhos vendados. Coloque a venda em seus olhos e gire-o pedindo para que ele vá ao local indicado. Com certeza ele terá muita dificuldade. Peça então para que outro aluno venha e o ajude a chegar no local indicado.

Depois converse com sua classe levando-os a refletir que da mesma forma Jesus fez conosco em seu ministério.

  • Jesus exerceu muita compaixão ao nos ajudar a encontrar o caminho da salvação.
  • Ensinou-nos como se aproximar novamente de Deus.
  • E praticou o que ensinava enquanto pegava em nossas mãos.

Utilize essa dinâmica para fazer a ponte entre os comentários dos seguintes tópicos:

  1. Um ministério marcado pela compaixão.
  2. Um ministério marcado pelo ensino.
  3. Um ministério marcado pela pratica.

 

Comentários adicionais

Item da lição: “Um ministério marcado pela compaixão”

1. Uma compaixão curativa:
“Sem mesmo ver [o servo do centurião] o olho, nosso Senhor com apenas uma palavra restitui a saúde a um homem moribundo. Ele falou, e o servo do centurião ficou curado. Ele ordenou, e a enfermidade se retirou. As escrituras não falam sobre nenhum profeta realizando milagres desta maneira. Ali estava a mão de Deus.” (Ryle, J. C. Meditações no Evangelho de Lucas. São Paulo: Fiel, 2002, p.100).

2. Uma compaixão ressuscitadora:
“(…) havia um número de pessoas suficiente para atestar a veracidade deste milagre, que fornecia uma grande prova da divina autoridade de Cristo, que era maior do que a cura de enfermidades; pois não há nenhum meio natural, nem algum poder natural pelos quais os mortos possam ressuscitar.” (Henry, Mattew. Comentário bíblico: Mateus a João. Tradução: Degmar Ribas júnior. Rio de Janeiro: CPAD, p.571)

Item da lição: “Um ministério marcado pelo ensino”

3. O conteúdo do ensino de Jesus:
“(…) o Senhor pregou e anunciou o evangelho do Reino de Deus, que seria agora estabelecido entre eles. O Evangelho do Reino de Deus são as boas novas de alegria que Cristo veio trazer; para dizer aos filhos dos homens que Deus queria colocar sob a sua proteção todos aqueles que estivessem dispostos a se voltar à sua fidelidade.” (Ibidem, p.578).

4. Viagem pedagógica:
“A forma verbal no imperfeito [Lc 8:1] ‘ele andava’ designa uma maneira lenta e demorada de viajar. Reservava tempo para deter-se em todos os lugares. O termo genérico da pregação (kerýssein = pregar) é completado pelo segundo verbo evangelizar (i. é, anunciar a boa nova do reino do céu), que acrescenta a característica do anúncio da graça como predominante de sua prédica.” (Rienecker, Fritz. Evangelho de Lucas: comentário Esperança. Tradução: Werner Fuchs. Curitiba: Esperança, 2005, p.188).

5. Pregação ao ar livre:
“Depois disso [ver Lc 7] Jesus saiu numa viagem de pregação. Não são mencionadas sinagogas, e é muito possível que a hostilidade cada vez maior da parte de instituição das sinagogas O levasse a concentrar-Se em pregar e ensinar ao ar livre. Não tinha falta de auditório, pois há referências repetidas às multidões (cf. 7:11, 24; 8:4, 19, 40, 45).” (MORRIS, Leon L. O Evangelho de Lucas. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, 1983, p.141).

2 Comments

  1. ricardo disse:

    a paz do Senhor
    estou clicando para baixar slides da lição e esta dando erro 404 o que fazer? obrg

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: