Dicas da lição 6 – “O perigo do Sucesso”

O perigo do Sucesso

  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

Vídeo: Durante o item 01: “O sucesso pode nos fazer sentir invencíveis”, reproduza o vídeo do link abaixo, onde o Pr. Ricardo Agreste enfatiza que os cristãos são instrumentos de Deus, para mostrar a importância de reconhecer que é Deus quem nos faz ter sucesso e não nossa própria habilidade. https://www.youtube.com/watch?v=-IkyunyHDhw

Dinâmica: Material: 1 bexiga.
Antes da aplicação, ainda na pergunta 4, encha a bexiga de ar, mas não a amarre e diga que após a vitória em Jericó, Josué e o povo estavam cheios (com Sucesso). Então, esvazie a bexiga e explique que, em razão de Josué e o povo não consultarem ao Senhor em oração, após a derrota em Ai ficaram vazios (em Fracasso). Você pode encher e esvaziar a bexiga para fazer alguns contrates com base na lição e no dia-a-dia, exemplificando o que acontece quando a oração é levada a sério.

Desafio: Para finalizar a aula, após ler o “Desafio da Semana”, conduza todos a refletirem em seus erros – se houver algum erro pessoal que possa prejudicar alguém, ou até mesmo o desenvolvimento de algum projeto na igreja. Sem constrangimentos, peça que todos se ajoelhem e, em oração, tenham um momento de confissão de pecados a Deus e de busca pela direção dele para as próximas decisões de cada um.

Material de apoio: Use os comentários adicionais para complementar a aula.

Comentários Adicionais

    1. Conhecendo melhor a cidade de Ai
      “Ai é uma cidade bíblica que situava-se na terra de Canaã. Cidade real dos cananeus, a segunda cidade tomada durante a invasão israelita. Ai situava-se ‘perto de Bete-Áven, ao oriente de Betel’, tendo um vale ao Norte (Js. 7.2 ; 8. 11-12). Pelo visto, Micmás encontrava-se ao Sul. O livro de Gênesis diz que o segundo lugar de Canaã onde Abraão edificou um altar a Deus na Terra Prometida teria sido entre Ai e Betel. Ali construiu um altar e revisitou o lugar depois da sua peregrinação no Egito (Gn.12. 8; 13 .3).” (Ai [Bíblia]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ai_(B%C3%ADblia). Acesso: 11/12/2017.).
    2. As atitudes de Josué ao se prostrar diante de Deus
      “O abatimento de Josué é tão grande que ele se vale das costumeiras expressões de tristeza, rasgar as vestes, cobriu sua cabeça de terra. A vívida descrição do narrador potencializa a pungência da cena, ampliando assim a imagem da gravidade da ofensa que acarretou essa derrota assombrosa.” (WOUDSTRA, Marter H. Comentário do Antigo Testamento: Josué. Tradução de Marcos Vasconcelos. São Paulo: Cultura Cristã, p.127).
    3. Esboça da derrota
      “A derrota tem três partes: o pecado de Acã, a ira de Deus e o juízo contra Israel. A isso se segue a identificação da causa e a solução na morte do responsável. O capítulo demonstra [Js 7] o problema do pecado na omissão de Israel. Vem após o relato de Jericó pois o pecado aconteceu no contexto da captura daquela cidade. Ocupa um espaço tão grande porque é a primeira vez que Israel quebra sua pureza como nação santa, antes que Deus imponha o mais severo juízo e castigo. Também serve de advertência contra ceder a tentações futuras.” (HESS, Richard. Josué: Introdução e comentário. Série Cultura Bíblica. Tradução de Márcio Loureiro Redondo, Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2006, p.128).
    4. Gestos de humilhação
      “Josué e os ancião de Israel reagem com arrependimento em face da derrota. O interesse principal é a honra a Deus. (…) Rasgar a roupa, prostra-se no chão e pôr pó na cabeça são gestos que expressam tristeza que é frequentemente associada ao luto. A arca da aliança aparece pela primeira vez no capítulo [Js 7.6]. Como símbolo da presença de Deus e das vitórias passadas de Israel, sua ausência nos cinco primeiros versículos demonstrou a falta de apoio divino e insinuou a catástrofe iminente.” (ibidem, p.131).
    5. Operação “Lava Israel”
      “O que se passava na cabeça de Acã, quando, ao amanhecer, o povo todo se reuniu? Daí é escolhida a tribo de Judá, e Acã sente a forca apertando. A família de Acã é escolhida, e ele sente o laço apertando cada vez mais perto, como um político brasileiro corrupto durante a Operação Lava-Jato. Finalmente, foi escolhida a casa de seu pai, e Acã vê que não tem mais jeito, e, dentre os seus irmãos, é escolhido seu nome. Nesse momento, ele cai em si. Acã foi pego.” (Nicodemus, Augusto. A conquista da terra prometida: a mensagem de Josué para hoje. São Paulo: Vida Nova, 2017, p.137).