Dicas da Lição 6 – Toques de alerta

Toques de alerta

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

  1. Não escrevas: “Nesse contexto, Deus ordena a João para ‘selar’ a mensagem dos sete trovões e, então, lhe diz para não ‘escrevê-la’. Portanto, João está sendo chamado a afirmar o controle soberano de Deus sobre os juízos proclamados a seus leitores. A principal mensagem é a da soberania. Deus está no controle, e os santos não precisam conhecer todos os detalhes.” (OSBORNE, Grant R. Apocalipse: comentário exegético. Tradução: Robinson Malkomes e Tiago Abdalla T. Neto. São Paulo: Vida Nova, p.449).
  2. “Até quando?”: “O tempo do cumprimento dos propósitos de Deus está próximo. Em breve, Deus agirá de forma decisiva e triunfará sobre as forças do mal. responderá ao clamor de ‘Até quando?’ dos santos perseguidos e martirizados (Sl 6:3; 13:1; 94:3).” (ADEYEMO, Tokunboh (ed.). Comentário bíblico africano. Tradução de Heloísa Martins et al. São Paulo: Mundo Cristão, 2010, p.1601).
  3. Doce e amargo: “É doce ler sobre o tempo em que todas as injustiças na terra serão corrigidas. Ao mesmo tempo, contudo, o estudo das profecias também tem um sabor amargo. Há amargor no próprio julgamento produzido pelas Escrituras proféticas. Há amargor na visão dos julgamentos que em breve sobrevirão ao judaísmo e à cristandade apóstatas. Há amargor em comtemplar a condenação eterna de todos que rejeitam o Salvador.” (MACDONALD, William. Comentário bíblico popular: Novo Testamento. Tradução de Alfred Poland et al. São Paulo: Mundo Cristão, 2008, p.1007).
  4. Perseguição à igreja: “O testemunho da igreja causará dano ao mundo (11:5). Por isso, ela será perseguida e se tornará vítima da cólera da besta, após cumprir a missão. O versículo 7 diz que a besta que sobe do abismo a vencerá e a matará. Os versículos 8 e 9 mostram o povo da terra festejando a sua morte: … nações verão os seus corpos mortos (…) e não permitiram que sejam sepultados. Os que habitam na terra se regozijaram sobre eles, e se alegraram. Não ser sepultado, na cultura judaica, era vergonha e motivo de chacota. A igreja, perseguida e silenciada, será ridicularizada por esse tempo.” (ROCHA, Alan (org.). O Apocalipse: escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir. São Paulo: GEVC, 2014, p.82).

Lição com imagens:

Peça antes da lição de sábado, que seus alunos procurem imagens ou vídeos, para montar um cenário de 6 trombetas. Os alunos podem usar o Datashow, enviar imagens via Whatsapp, ou, fazer cartazes para tentarem reproduzir estes acontecimentos. (A sétima trombeta será tratada na lição 8). Essa dinâmica de ser feita após a introdução da lição.

Trombetas relacionadas à destruição da natureza…

  • Primeira Trombeta: Destruição de um terço da terra, das florestas e de tudo que é verde (Ap 8.7);
  • Segunda trombeta: Calamidades relacionadas ao mar (Ap 8:8-9);
  • Terceira trombeta: Calamidades relacionadas aos rios e fontes das águas (Ap 8:10).
  • Quarta trombeta: Um terço do sol, lua e estrelas é ferido e se torna escuro (Ap 8.12).

Trombetas relacionadas a destruição diretamente aos seres humanos…

  • Quinta trombeta: este é o primeiro “ai”, homens torturados por gafanhotos (demônios);
  • Sexta trombeta: Quatro anjos que torturam e matam: de suas bocas saem fogo, fumaça e enxofre, que matam dois terços da humanidade.

 

Sabor da Palavra:

Para explicar o tópico 2 “o livrinho”, leve dois copos do mesmo suco, só que em um dos copos um suco doce e no outro amargo; fale que da mesma forma é o evangelho, com mensagem de misericórdia e juízo, e é essa a mensagem que a igreja prega.

 

Mapa de Apocalipse:

No tópico 3 “as duas testemunhas”, mostre que esta o tempo desta cena, através do mapa da lição, para indicar de que e tempo está se falando, e para situar a classe no período do Apocalipse, estamos estudando.

mapa-apocalipse