Dicas da lição 9 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma comunidade acolhedora”

Dicas da lição 9 – SIMPLESMENTE IGREJA – “Uma comunidade acolhedora”

  • Invista em sua vida devocional. É imprescindível que você ore a Deus, leia a sua Palavra e interceda por seus alunos. Peça ao Espírito Santo para modificar a vida de cada um de sua classe nos momentos em que a lição estiver sendo ministrada.
  • Acesse o link: http://portaliap.org/2015/06/simplesmente-igreja-slides/, faça o dowload dos slides e utilize-os para enriquecer ainda mais a sua aula.

 

  • Utilize também os comentários adicionais referentes à lição no link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/08/312-2015-Jul-Set_Comentarios-Adicionais-1.pdf. Os títulos dos Comentários Adicionais são: Acolher com base em Cristo; Acolher para glória de Deus; Seguir a Cristo para acolher; e, Acolher, apesar das diferenças.

 

 

  • A lição desta semana vai refletir sobre a igreja, como uma comunidade acolhedora. Para iniciar a ministração dessa lição você pode fazer a seguinte dinâmica com seus alunos: divida a sala em grupos de dois ou três alunos e distribua alguns textos bíblicos que vão demonstrar a maneira como o acolhimento aconteceu nas situações apresentadas. Dê aos grupos mais ou menos de 5 a 10 minutos para debaterem entre si. Depois desse tempo, peça que um representante de cada grupo fale sobre como podemos, como igreja, sermos mais acolhedores a partir dos exemplos tirados das passagens bíblicas que foram debatidas. Alguns textos bíblicos sugeridos para serem distribuídos entre os grupos são: o Bom Pastor que acolhe as suas ovelhas: Jo 10, 1-18; Marta e Maria que acolhem Jesus: Lc 10, 38-42; Jesus que acolhe a pecadora: Lc 7, 36-50; Zaqueu que é acolhido por Cristo: Lc 19, 1-10; Jesus acolhe as crianças: Lc 18, 15-17;  Missão dos discípulos de acolher: Lc 10, 1-20;  Encontro em que Cristo acolhe Nicodemos: Jo 3, 1-21; Pastor que busca e acolhe a ovelha perdida: Lc 15, 3- 7; ou outros textos que preferir.
  • Durante a ministração do tópico I da lição (O Exemplo da Igreja Primitiva), mostre em sua classe o seguinte vídeo que está disponibilizado em: https://www.youtube.com/watch?v=_VTNbN3__7s. O título do vídeo é: Uma Igreja Acolhedora. Depois de assistirem a esse vídeo, debata com sua classe sobre como temos acolhido as pessoas que frequentam e fazem parte de nossas igrejas. Temos feito o nosso papel como membros da igreja que devem acolher a todos? Temos acolhido os novos convertidos, os irmãos de outras localidades e os fracos na fé? O que tem impedido que sejamos acolhedores? Essas são algumas discussões que o vídeo pode nortear.

 

  • Distribua uma folha de papel sulfite entre seus alunos e peça que eles completem a seguinte frase: Para que minha igreja seja ainda mais acolhedora, eu preciso… Depois que eles escreverem, reflita com eles que para a nossa igreja ser mais acolhedora, é fundamental que cada um de nós se comprometa a praticar a orientação bíblica de acolher as pessoas, sem distinção, para que o nome do Senhor seja glorificado.

 

 

  • Para finalizar, mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=shmJURbhIpA, que vai enfatizar o aspecto acolhedor da igreja de Jesus. Depois disso, ore a Deus com seus alunos pedindo ao Senhor que ele os ajude e os dirija nesta tarefa tão importante para a igreja de Cristo: o de acolher as pessoas para a glória de Deus.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: