DICAS DE LIÇÃO 1 – NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO: “O evangelho”

DICAS DE LIÇÃO 1 – NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO: “O evangelho”

1. Baixe os slides: http://portaliap.org/slides-licao-nao-me-envergonho-do-evangelho/

2. Baixe o comentário adicional:

Evangelho Poderoso: “(…) Quando recordamos o desprezo nutrido contra o evangelho, pelos sábios deste mundo (cf. 1 Co 1.18,23-25) e o fato de que Roma era a sede do poder mundial, então podemos descobrir a importância desta expressão negativa, bem como o murmúrio de certeza refletido nesta afirmação. O sentimento de vergonha em relação, ao ser confrontado com as pretensões da sabedoria humana e do poder humanos, deixa transparecer a incredulidade na verdade do evangelho; e a ausência de tal vergonha serve de comprovação à fé (cf. Mc 8.38; 2 Tm 1.8). (Murray, John. Romanos. Tradução: João Bentes. São José dos Campos. Editora Fiel, 2012, p.55-56).

Esboço do Evangelho: “Há um contínuo e progressivo desdobramento de motivos, neste texto. O apóstolo revela-nos, em primeiro lugar, por que estava pronto a pregar o evangelho em Roma – ele não se envergonhava do evangelho. Em seguida, nos mostra a razão para isto: o evangelho é ‘o poder de Deus para a salvação’. Então, por último, ele nos diz por que o evangelho é o poder de Deus para a salvação – porque nele ‘a justiça de Deus se revela’.” (Idem, p.56).

Evangelho divino: “[o Evangelho] Não é uma invenção ou especulação humana, mas a revelação de Deus. Não é a ‘sabedoria humana’ (1 Co 1.17) nem ‘sabedoria do mundo’ (1 Co 1.20; cf. 2.6); pelo contrário, Paulo a chama de ‘sabedoria de Deus’ (1 Co 1.24; 2.7). (Stott, John. A verdade do Evangelho: um apelo à unidade. Tradução: Marcell e Silêda S. Steuernagel. 2 ed. São Paulo: ABU, Editora, 2005, p.26-27).

Loucos para o mundo: “De que consiste o evangelho? Aos olhos do mundo não-cristão, ele não consiste de sabedoria, mas de loucura; não de poder mas de fraqueza. Não lisonjeia seres humanos. Não nos proporciona nada do que nos gloriarmos. Mesmo assim, é a sabedoria de Deus e o poder de Deus. E estes, onde os encontramos, então? Apenas em ‘Jesus Cristo, e este, crucificado’ (…)”. (Idem, p.27).

Evangelho Potente: “Ele [evangelho] não requer a produzida e floreada eloquência dos gregos para funcionar. Paulo renunciou tanto à retórica quanto à filosofia. Ao invés da filosofia ele prega ‘Cristo, e este crucificado’; em lugar da retórica ele confiava no Espírito Santo, pois não tinha a mínima confiança em seu próprio poder ou sabedoria. Pelo contrário, por causa de sua ‘fraqueza, temor e tremor’, ele precisava de uma ‘demonstração’ (apodeixis, ‘prova’) do poder do Espírito.” (Idem, p.30).

3. Essa experiência nos ajudará a exemplificar que nem tudo que aparenta ser o Evangelho de Jesus é mesmo verdade. Por isso precisamos ficar atentos ao tipo de evangelho que estamos expostos, tanto ouvindo quanto compartilhando. (Topico 1-“qualquer ato que se destina a adulterar o evangelho divino é pecaminoso e abominável”).

Quantas vezes já não nos deparamos com a noticia da adulteração de algum produto (como o leite etc.)? Façamos uma experiência que nos ajuda a identificar quando este for adulterado[1]. Você irá precisar de:

– Quatro copos de vidro,

– uma colher de sobremesa ou espátula,

– uma colher de sobremesa ou bastão de vidro

– leite, amido de milho, tintura de iodo 2%, água.

Coloque um pouco de água no copo e adicione a esta duas gotas da tintura de iodo e misture com a espátula.

Em outro copo, adicione água, amido com uma colher ou espátula e misture. Adicione duas gotas da tintura de iodo. Observe, compare com a cor da solução obtida no passo 1. Esta será a cor do leite adulterado.

Adicione 5 gotas da tintura de iodo a uma pequena quantidade de leite em um copo. Misture e observe a cor. Se a cor adquirida for roxa, azul,  verde ou semelhante à cor da suspensão de amido em após adição da tintura, possivelmente o leite está adulterado com amido. Se estiver marrom ou desaparecer, o leite não contém amido.

Simule a adulteração de um leite. Em outro copo, prepare uma suspensão de amido em água como descrito no passo 2. Misture essa suspensão em outro copo com uma quantidade de leite não adulterado. Adicione 5 gotas da tintura de iodo e misture. Observe a cor, e compare com a cor do leite não adulterado depois de adicionar as gotas de tintura de iodo.

Segue um vídeo explicativo: http://www.youtube.com/watch?v=Bq0acHiUZxo

Faça essa experiência em casa antes, e deixe alguns passos adiantados para não demorar tanto.

Enfatize para seus alunos, que temos sempre que comparar os ensinamentos que ouvimos de qualquer pessoa com a Palavra de Deus. A Bíblia mostra se o que está sendo ensinado é ou não contrário ao verdadeiro Evangelho encontrado nas Escrituras.

4. No item 2 somos lembrados que Jesus é a única saída para a humanidade, no entanto parecemos nos esquecer disso tentando achar outros caminhos. Esse exercício aparentemente tão simples e infantil nos permitirá relembrar que apesar das muitas ofertas que recebemos só existe um verdadeiro caminho

%d blogueiros gostam disto: