DICAS DE LIÇÃO 12 – VENTOS DE DOUTRINAS: “Devocional Diário:”

DICAS DE LIÇÃO 12 – VENTOS DE DOUTRINAS: “Devocional Diário:”

1- Devocional Diário: Não se esqueça de ler a Bíblia e de orar por seus alunos e pela Escola Bíblica diariamente, conseguindo, assim, autoridade espiritual, para facilitar a compreensão de todos.  Utilize a Leitura Diária.

 

2- Para o estudo dessa lição, baixe os slides que se encontram no link: http://portaliap.org/slides-licao-ventos-de-doutrina/.

 

3- Baixe também os comentários adicionais que estão no link: http://portaliap.com.br/wp-content/uploads/2015/08/LB-309_Comentarios-Adicionais.pdf. Esses comentários ajudarão pois contem informações importantes a respeito da lição. São eles: “Cheio do Espírito, controlado pelo Espírito”, “O culto controlado pelo Espírito”, “Emoção no culto”, “A Teologia do tombo e a unção do cai-cai”.

 

4- Para a Introdução da lição peça que seus alunos definam as palavras “decência” e “ordem”. No dicionário, a palavra decência significa: “1 Qualidade do que é decente. 2 Compostura. 3 Decoro. 4 Honestidade”; já a palavra ordem tem o significado de: “1 Boa disposição das coisas, cada uma no lugar que lhe corresponde; disposição das coisas cujo arranjo se subordina a um princípio útil, agradável ou harmonioso.”  A partir do significado dessas palavras, pergunte aos seus alunos o que significa prestar um culto a Deus com decência e ordem?

 

5- Na segunda parte da lição, divida a sala em grupos ou trios e distribua um dos comentários adicionais para cada grupo. Peça que os alunos leiam o comentário e respondam a seguinte pergunta: Quais são os princípios bíblicos para o culto? Distribua uma folha para cada um e peça que eles registrem tais princípios para compartilharem com seus irmãos. A partir das reflexões dos alunos, compare os princípios bíblicos com os ventos de doutrina que enfatizam os cultos desordeiros.

 

6- Naparte da lição “Correndo dos ventos de doutrina”, compartilhe com seus alunos esse trecho de um texto intitulado Reforma e Reavivamento (de autoria do pr. Hernandes Dias Lopes):

“Nós nos chamamos de igreja protestante, mas já não protestamos mais. Nós nos chamamos de igreja evangélica, mas muitas igrejas tem abandonado o verdadeiro evangelho, o antigo evangelho, o evangelho da graça, o evangelho da cruz de Jesus Cristo.
Hoje nós temos uma igreja que tem extensão, mas não tem profundidade. (…) Uma igreja que busca os aplausos dos homens, em vez de levar estes homens ao arrependimento. Uma igreja que prega para agradar e não para levar este homem ao arrependimento e a conversão. Nós precisamos parar e rever isso. Porque nós temos hoje uma igreja que se diz evangélica, mas que é analfabeta da Bíblia. Uma igreja que se diz evangélica, mas abraça todas as novidades estranhas à palavra de Deus. Uma igreja que tem deixado de anunciar o puro e simples evangelho de Jesus Cristo, para abraçar doutrinas estranhas, contrárias a palavra de Deus.”

Depois de compartilhar com seus alunos, peça que eles respondam de que maneira tal afirmação deste autor se contrapõe aos conceitos dos que defendem a falta de limites no culto.

 

7- Para a última parte da lição, peça que seus alunos assistam a esse vídeo que se encontra no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FbSSdUaVEHU. A partir dele, comente com seus alunos a respeito do prejuízo que as práticas que acontecem nos cultos desordeiros podem causar para a igreja de Cristo. Peça que seus alunos respondam quais as principais razões pelas quais, nós, cristãos comprometidos com a veracidade e a fidelidade das Escrituras devemos combater esse vento de doutrina.

%d blogueiros gostam disto: