DICAS DE LIÇÃO 7 – VENTOS DE DOUTRINAS: “AS PRÁTICAS JUDAIZANTES”

DICAS DE LIÇÃO 7 – VENTOS DE DOUTRINAS: “AS PRÁTICAS JUDAIZANTES”

01. Slides da lição: baixe neste link:

http://portaliap.org/slides-licao-ventos-de-doutrina/  os slides da lição servem para dinamizar sua aula.

 

2. Comentários adicionais: A fim de encontrar mais conteúdo sobre o assunto da semana, acesse os comentários adicionais (neste link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/08/LB-309_Comentarios-Adicionais.pdf ) desta lição que trazem os seguintes temas: “1. O começo da salvação”, “2. A justiça de Deus para o homem injusto”, “ 3. A fé protestante” e “4. Realização de Deus”.

 

3. Para introdução, solicite a um adulto que venha à frente da classe receber um presente que deverá ser revelado diante de todos. O presente deve ser algo absolutamente inutilizável, como uma peça de roupa infantil. Feito isso, é hora de perguntar: “o que isso tem a ver com o tema da lição?”. A peça de roupa poderia ter sido útil quando o irmão/irmã era apenas uma criança, mas agora se tornou um presente sem utilidade. Da mesma forma, precisamos conferir se realmente as práticas judaizantes são um ensino adequado para a igreja de Cristo nos nossos dias.

 

4. Traga alguns objetos judaicos, caso seja possível, para que todos os participantes da escola bíblica possam se familiarizar com eles. Exemplo: o kipar (pequeno chapéu) e o talit (xale de orações). Vale dizer que tais objetos podem ser comprados e até mesmo confeccionados. Em última instância, também há a possibilidade de exibi-los por meio de imagens da internet.

 

5. Em vez de simplesmente distribuir as perguntas da lição, você pode optar por dividir a sala em dois grandes grupos para debate. Invente nomes para os grupos, como “os hereges” contra “os apologistas” ou “os defensores do erro” contra “os defensores da verdade”. O primeiro grupo argumentará a favor das ideias contidas na primeira parte da lição “CONHECENDO OS VENTOS DE DOUTRINA”. O segundo grupo combaterá o que for dito com argumentos oferecidos na segunda parte da lição “COMBATENDO OS VENTOS DE DOUTRINA”. Para isso, os dois grupos terão cinco minutos a fim de relerem o texto da lição e prepararem suas defesas. O debate faz com que as perguntas de 1 a 4 possam ser respondidas naturalmente durante a discussão. Lembre-se de conduzi-lo de forma descontraída e edificante.

 

6. Visando a transição do debate para a terceira parte “CORRENDO DOS VENTOS DE DOUTRINA”, fica disponível um vídeo que deve ser seguido de uma rápida discussão em classe, analisando-se os pontos principais: https://www.youtube.com/watch?v=IiygrrEJKPA.

 

7. Na terceira parte, no primeiro tópico “Não se deixe enganar com a beleza das práticas judaizantes”, pegue um iogurte (ou outro tipo de alimento perecível de sua preferência), e veja se alguém gostaria de beber. Provavelmente, alguns irmãos se manifestarão. Ato contínuo, pergunte por que eles se interessaram pelo iorgute. Em seguida, conflite: “mas e se eu disser que o prazo de validade está vencido desde o ano passado?”. Voltar às práticas judaizantes é como consumir um produto vencido. Não se engane pela beleza das coisas! Considere a sua validade.

 

8. Não se esqueça de desafiar os ouvintes no final da aula a fazerem uma análise das igrejas evangélicas que eles conhecem e a verificarem quais delas têm práticas judaizantes, verificando também se eles foram influenciados de algum modo.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: