DICAS DE LIÇÃO 9 – VENTOS DE DOUTRINAS: “OS CRISTÃOS SEM IGREJA”

DICAS DE LIÇÃO 9 – VENTOS DE DOUTRINAS: “OS CRISTÃOS SEM IGREJA”

01. Slides da lição: baixe neste link:

  1. http://portaliap.org/slides-licao-ventos-de-doutrina/.
  2. Baixe também os comentários adicionais que estão no link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2014/10/LB-309_Comentarios-Adicionais.pdf. Esses comentários trarão outras informações importantes a respeito da lição. São eles: “Desigrejados”; “Cristãos sem igreja? Absurdo!”; “Não basta crer em Deus, é preciso permanecer na igreja!”; “Não vamos à igreja; somos igreja!”.
  3. Para a Introdução, faça a seguinte pergunta para os seus alunos: Qual a importância da igreja em sua vida? Se você tiver uma lousa ou quadro-negro, ou flip chart, ou mesmo numa folha de       sulfite, escreva as respostas de seus alunos e a partir delas, relacione com o conteúdo da lição desse sábado.
  4. Durante os comentários da primeira parte da lição, compartilhe com seus alunos a seguinte texto de Paul Freston em seu artigo “Como será a igreja evangélica de 2040?”:

“Saiu nos jornais o resultado de uma pesquisa do IBGE com dados interessantes sobre a realidade evangélica no Brasil. O dado que mais nos chamou a atenção é o que diz respeito à categoria evangélica que mais cresce: o ‘evangélico sem igreja’. A maior parte desse grupo não é de evangélicos ‘nominais’ (os que se autodenominam evangélicos, mas não frequentam uma igreja); antes, é composta pelos que se consideram evangélicos, mas não se identificam com denominação alguma. Longe de ser ‘nominal’ ou ‘não-praticante’, o evangélico sem igreja talvez frequente várias igrejas sem se definir por uma; ou pode ser que assista a uma igreja durante alguns meses, antes de passar facilmente a outra. Com isso, não chega a se sentir assembleiano ou batista ou presbiteriano ou quadrangular. Existe, então, um setor crescente de pessoas que se identificam como evangélicas, mas não como pertencentes a uma determinada denominação.”

Reflita com sua classe enfatizando os comentários da lição e esse texto: o que pode estar causando esse aumento do número dos desigrejados?

  1. Antes do desafio semanal, você pode compartilhar que os defensores de um cristianismo sem igreja vão enumerar algumas razões pelas quais a igreja não é importante para o Cristianismo. A partir dos textos bíblicos que refutam essas razões e do vídeo que está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=shmJURbhIpA, divida a sala em duplas e trios e peça que os seus alunos reflitam sobre como podemos combater os argumentos dos “sem igreja”.

No final do estudo, distribua uma folha de sulfite para seus alunos e peça que eles completem a frase: “Os motivos pelos quais eu não sou um “sem igreja” ou um “desigrejado” são…” Peça que eles compartilhem essas razões entre si. Reforce o princípio bíblico referente a importância da igreja. Se desejar, peça-lhes que postem em suas redes sociais essas frases para mostrarem lá o valor das reuniões comunitárias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: