Identidade Promessista – III

Promessistas: pentecostais e sabatistas

Em 19 de novembro de 1910, chegaram ao Brasil Gunnar Vingren e Daniel Berg. Já em 8 de março de 1911, chegou por aqui o italiano Luigi Francescon e Giacomo Lombarde. As duas duplas de origem estrangeiras fundariam as duas maiores igrejas pentecostais: Assembleia de Deus e Congregação Cristã no Brasil, respectivamente.

Ambas as duplas vinham do grande avivamento norte-americano, na Escola Bíblica de Topeka, com Charles Parham, e na Rua Azuza, com William Seymor, considerados os “fundadores” do movimento pentecostal. Essas igrejas depois viriam a ter poucas diferenças doutrinárias, e não eram  guardadoras do sábado.

Neste período, sabemos que nosso pioneiro ainda estava conhecendo o Evangelho. Conta a história que João Augusto da Silveira, com apenas 16 anos de idade, teve seu primeiro contato com a Bíblia Sagrada, em 1909 1. Foi neste mesmo ano que ele ouviu o primeiro sermão evangélico de sua vida, no dia 24 de dezembro, na Igreja Presbiteriana de São Luiz do Maranhão. Pouco a pouco, nas suas andanças por alguns estados, João Augusto teve contato com a doutrina Adventista do Sétimo Dia, até que se batizou em 30 de junho de 1912 2.

Desenvolveu-se na fé e ingressou no ministério: de 1918 a 1928 3, servindo a Deus nesta denominação. Foi em 1928 que pediu seu desligamento da igreja por motivos doutrinários. O motivo: a crença no batismo com o Espírito Santo. Teve da Igreja Adventista carta de boa recomendação, mostrando que não se tratava de rebelião.

De 1928 a 1932 aconteceram vários eventos na vida do Pr. João: desde convites para ser pastor a mais investigações a respeito desta benção que ele havia descoberto na Escritura. E foi no dia 24 de janeiro de 1932, que, após recapitular passagens de Atos dos Apóstolos que mostravam a descida do Espírito, o servo de Deus recebeu o poder do alto. Falou em línguas, glorificando a Deus e a Cristo.

Esta experiência figura o nascimento da Igreja Adventista da Promessa (IAP). A primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, porque seu fundador foi um brasileiro. Ainda vale ressaltar que a Promessa nasce no chamado “pentecostalismo clássico” ou “primeira onda” do pentecostalismo brasileiro.

Segundo o sociólogo Paul Freston, podemos dividir os pentecostais em três fases: “primeira onda”, que vai de 1910 a 1950 (pentecostalismo clássico: Assembleia, Congregação etc.); “segunda onda”, que vai de 1950 a 1960 (Quadrangular, Deus é Amor etc.); e “terceira onda”, com início no final da década de 70, que são as igreja neopentecostais (Universal etc.)4.

Somos, então, parte do primeiro momento pentecostal. Cuja ênfase era além das línguas estranhas: expiação, santificação, curas, entre outros. A IAP procurou acrescentar a sua experiência carismática, a ênfase no conhecimento bíblico e o aprofundamento doutrinário, o que também era a ênfase do início do movimento pentecostal.

Além disso, nascemos como uma igreja sabatista, que acredita que o dia do Senhor não mudou! (Gn 2:1-3; Ex 20:8-1; At 16.13). Perseveramos em acreditar no sábado bíblico, do sétimo dia, e não apenas como símbolo de descanso. Por isso, a curiosidade de muitos quando sabem que somos pentecostais e sabatistas. Além de outras doutrinas, como a abstinência de alguns alimentos.

Mas qual é a importância disso? Bom, podemos abrigar aqueles que desejam provar mais dos dons do Espírito (I Coríntios 12) e não admitem abrir mão do dia do Senhor, o sábado; e também, podemos acolher aqueles que desejam  continuar crendo nos dons sobrenaturais, mas querem guardar o sábado. Não somos uma denominação que preenche uma lacuna, mas uma igreja que, com a graça de Deus, pode servir para os que têm zelo pelo dia do Senhor e seus dons espirituais.

 

Andrei Sampaio Soares congrega na IAP em Vila Medeiros (SP) e é colaborador do Departamento de Educação Cristã da IAP.

 

 

1 Marcos que pontilham o caminho, p.46.

2 Idem, p.48.

3 O Pr. João foi consagrado ao ancionato em 1922.

4 Dicionário Brasileiro de Teologia, p.775.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: