No caminho certo

Uma igreja consciente do seu papel e espiritualmente saudável

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.  Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito. (Ef5:15-18 – NVI)

Uma das principais tarefas da Igreja Adventista da Promessa junto a sua liderança é descobrir e remover as barreiras e doenças que impedem seu crescimento, para que haja um crescimento natural e sadio, pois não devemos nos esquecer do que o Apóstolo Paulo escreveu aos Efésios 5:16:… os dias são maus. Há mais ou menos 84 anos, 17 antes de sua morte, Roland Allen, em um de seus textos sobre Missões, chamou esse tipo de crescimento de “crescimento espontâneo da igreja. É o mesmo relatado de Atos 2:46-47:

 

E perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja, aqueles que iam sendo salvos.

Isso nos leva a refletir que devemos nos preocupar com a saúde espiritual da igreja, não apenas como crescimento a qualquer custo. Percebam que eles perseveravam, partiam o pão, comiam juntos com alegria, simplicidade de coração e louvavam a Deus, caindo, assim, na graça do povo. Com isso, Deus promovia um crescimento diário da igreja.

Se nos concentrarmos somente no crescimento, sem nos preocuparmos com nossas ações, estaremos nos desviando do principal propósito, pois, quando congregações estão saudáveis,com seus líderes e membros empenhados no trabalho, elas crescem como Deus deseja e concede.

Em Colossenses 2:19, Paulo explica que precisamos nos manter unidos à cabeça da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. Note bem que Deus quer que a igreja CRESÇA.É um grande privilégio e uma tremenda responsabilidade ser pastor da igreja, e acreditamos sinceramente que os pastores e os membros são instrumentos oportunos para fazerem a diferença em nosso mundo.

Independentemente das falhas que temos, formamos a igreja, o corpo de Cristo na terra, e desenvolvemos o mais magnífico trabalho existente no mundo. A igreja tem sobrevivido a persistentes abusos, perseguições terríveis e negligência universal. Organizações para-eclesiásticas e outros grupos religiosos vêm e vão, mas a igreja, como corpo de Cristo, durará por toda a eternidade. Vale a pena darmos nossa vida por ela. A Bíblia diz que o amor nunca falha. Se você ministrar com amor, nunca poderá se considerar um fracassado. Todo ministério tem uma história, e cremos que Deus está escrevendo a sua. Ele está escrevendo a história da Igreja Adventista da Promessa, e todos hão de ver, quão grande é o nosso Deus.

Muitas pessoas olham para as “mega-igrejas” e pensam que elas sempre foram fortes e grandes; se esquecem que toda igreja começa pequena, e nenhuma se torna grande do dia pra a noite, sem lutar contra os problemas, as barreiras, as aflições e as decepções que surgem durante o período de crescimento. A saúde espiritual da igreja é essencial para um crescimento saudável. Precisamos ter e entender essa visão. A maioria de nós pensa que ter visão é ter apenas a habilidade para ver o futuro, mas hoje, vivemos em um mundo de mudanças muito rápidas, portanto, visão também é a habilidade de compreender com precisão as mudanças atuais e fazer o melhor uso delas, é estar alerta para as oportunidades.

Os números de setembro de 2013 a agosto de 2014 estão disponíveis no REI (Relatório de Indicadores), que faz parte do SGE (Sistema de Gestão Eclesiástica) que todos os pastores, secretários regionais e locais têm acesso pelo Portal IAP, clicando na página inicial, na parte superior, do lado direito da tela, no ícone SGE. Tais números mostram como a igreja tem caminhado até aqui.

Aproveitamos esse espaço para fazer nossos sinceros agradecimentos aos secretários regionais, pastores e secretários(as) locais e aos nossos auxiliares nos escritórios geral e regional. Vocês se esforçaram para alimentar o sistema com os números, fazendo, assim, que o relatório seja o mais real possível. Em 2014, conseguimos chegar a 100% de preenchimento e, pela graça de Deus, podemos observar que obtivemos um crescimento de 4,5% em relação ao período anterior: em 2013, éramos 78.930 e em 2014 somos 82.484. O caminho é este: trabalhar, consolidando os pequenos grupos, discipular todos crentes e colher, a cada dia, os frutos de salvação, para honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo.

Pr. Magno Batista da Silva é secretário geral da Convenção da Igreja Adventista da Promessa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: