Sobre o Departamento

O DEC – Departamento de Educação Cristã – primeiramente chamado de DP (Departamento de Publicação) e posteriormente de DECR (Departamento de Educação e Cultura Religiosa) foi formado em julho de 1961, em Assembléia Geral, com finalidade de organizar e produzir toda literatura da Igreja Adventista da Promessa: Lições Bíblicas, O Restaurador, livros, folhetos e material destinado ao funcionamento das Escolas Bíblicas, bem como todo o material de expediente para a igreja.

O primeiro diretor foi o pastor Genésio Mendes, cujo trabalho do departamento era de orientação, revisão de material destinado à publicação e acompanhamento na Gráfica. Já em 1976, o departamento adquiriu independência funcional. Assim, o pastor Genésio dedicou seu trabalho, com exclusividade, a esse departamento da igreja. Embora fosse sozinho à frente deste setor, tinha como colaboradores, em questões doutrinárias e de redação e correção, os pastores Godofredo Wanderley e Otoniel da Silveira. Permaneceu à frente de departamento até janeiro de 1980, quando foi eleito presidente da Região Paulista.O segundo diretor nomeado para o departamento foi o pastor José da Costa Menezes, que dirigiu o setor até 1988, quando foi eleito secretário geral do presbitério. Substituiu-o, na liderança do departamento, o pastor Cassiano Domingos de Souza, que, em 1992, voltou à presidência geral. Foi, então, nomeado diretor do departamento o pastor Valdeci Nunes de Oliveira, que esteve à frente do trabalho até 1999.O quinto diretor foi o pastor José Lima de Farias Filho, que ocupou esta função por duas gestões, sendo a primeira de 2000 a 2003, quando também era 1º Secretário Geral, e a segunda de 2004 a 2007, quando também era o 2º Secretário Geral. Nesta época, a equipe do departamento era formada pelas seguintes pessoas: Pastor Genilson Soares da Silva, diaconisa Rute de Oliveira Soares, irmão Márcio de Souza Rodrigues, irmã Eudoxiana Canto Melo e pastor Valdeci Nunes de Oliveira.Após ser eleito para Presidente Geral da IAP, o pastor José Lima deixou a direção do DEC, que passou a ser ocupada pelo pastor Genilson Soares da Silva, o sexto diretor, que esteve à frente do departamento nos anos de 2008 a 2011, ocupando conjuntamente a função de 2º Secretário Geral.

Hoje

Em 2012, o DEC foi assumido pelo seu sétimo diretor, pastor Alan Pereira Rocha. A equipe atual do departamento tem a seguinte composição: Pastor Eleilton William de Souza Freitas, pastor Jailton Souza, pr. Kassio Lopes, Ms. Andrei Sampaio Soares e a irmã Eudoxiana Canto Melo.

Além dos trabalhadores mencionados, passaram pelo DEC como funcionários, os irmãos Custódio Batista Peixoto, Amadilson Soares de Paula, José Alves Amaral e as irmãs Maristela Montanheiro de Paula, Márcia Marques e Diaconisa Ridethe Ramos de Souza.

O DEC, desde 1939, quando da fundação de O Restaurador, já produziu milhares e milhares de páginas, levando a mensagem da salvação, os fundamentos da fé em Cristo, testemunhando as bênçãos de Deus sobre a vida do seu povo, produzindo literaturas evangelísticas, doutrinárias, revistas, livro de cânticos, Brados de Júbilo, Lições Bíblicas, sermões, livros e material de expediente. O DEC faz o trabalho de revisão teológica de todas as literaturas publicadas pela igreja, bem como de todas as apostilas utilizadas nos cursos e treinamentos realizados pela Diretoria Geral e seus Departamentos. Além disso, faz a produção de cartazes, boletins, programas e projetos de oração.

Que esse departamento continue abençoando a vida dos irmãos, através de uma literatura contendo ensinamentos e orientações inspiradas na palavra de Deus.

DIRETOR

Pr. Alan Pereira Rocha

 

FAMÍLIA

Casado com Dsa. Silvana Azevedo de Matos Rocha e pai de Enzo de Matos Rocha.

 

VIDA ACADÊMICA

Cursou o missiológico pela FATAP INTERNA em 1998. Tornou-se Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista D’Oeste do Brasil em 2004 e pela Universidade Metodista de São Paulo em 2011.

 

ATUAÇÃO NA IAP

Exerceu o ministério pastoral ativamente na Convenção Sul-Matogrossense de 1999 a 2007, nesse período, pastoreou igrejas nas cidades de Campo Grande e Dourados e atuou na diretoria desta convenção como secretário regional de 2004 a 2007. Em 2008 foi convidado a compor a equipe de escritores do Departamento de Educação Cristã da IAP, e para tanto, mudou-se para cidade São Paulo.