Pastores ministeriais e esposas

Pastores ministeriais e esposas

Casais buscam capacitação para auxiliar outros pastores e suas famílias

Os pastores e esposas que participaram do II Simpósio de Capacitação promovido pelo Departamento Ministerial – Convenção Geral, em Guarulhos (SP), saíram do evento com uma visão mais abrangente sobre o trabalho, dispostos a trabalhar em favor de seus colegas de campo e revigorados por momentos preciosos na presença de Deus.

O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, reunindo cerca de 30 casais, entre os pastores das Convenções Regionais e a equipe do Departamento Ministerial. Das 24 Convenções e Campos da IAP, 20 estavam representadas, graças ao Deus provedor.

No sábado pela manhã, foi apresentada a nova imagem institucional do Demi para a gestão 2012 / 2015, ilustrando o lema: Kerigma – Pastoreando Famílias para um Ministério Santo. O diretor do Demi abriu o evento enfatizando o exemplo de Obadias, que salvou cem profetas das mãos da rainha Jezabel, e como isso exemplifica o pastoreio de pastores. Em seguida, no Painel “Raio X – como tratar o paciente?”, expôs dados de uma pesquisa que apontam que 15% dos pastores entrevistados têm seus filhos afastados da igreja. Os participantes foram convidados a refletir sobre situações que podem ser vivenciadas pelos pastores e familiares, gerando uma rica discussão.

O Pr. Saulo Hernandez (Convenção Rio de Janeiro / Demi Geral), abordou “A Trindade”, mostrando como esse modelo divino deve ser um alvo a ser buscado em nossas famílias. No painel “Ética Pastoral”, o Pr. Elias Alves (Convenção Noroeste Paulista – Demi Geral), citou vários assuntos polêmicos que novamente geraram debates muito interessantes, analisando-os à luz do Código de Ética aprovado pela Junta Geral Deliberativa da IAP, em novembro último.

A Dsa. Lilian Mendes (Convenção Paulistana Leste / Demi Geral) mostrou dados de pesquisa americana para discutir o assunto: “A solidão do pastor”, o que também provocou a participação de vários pastores e esposas.

No encerramento do sábado, o Pr. Edmilson Mendes (Convenção Paulista / Demi Geral) analisou os papéis “Marido, Pai e Pastor”, num momento importante de reflexão sobre a vida pastoral e a família. No culto da noite, o Pr. José Lima discorreu sobre a vida de Abraão, abordando como é importante manter a fé e o ânimo, mesmo quando “coisas sobrenaturais” não acontecem.

O pr. Arimateia Costa (Convenção Goiás / Demi Geral) liderou a devocional no domingo pela manhã, enfocando o milagre de Jesus ao tirar da boca de um peixe a moeda para pagar um tributo. Em seguida, o Pr. Genésio Mendes Junior (Convenção Paulista) destacou a importância do cuidado aos filhos de pastores, um rebanho, às vezes, esquecido dentro da própria casa.

“Casar-se muitas vezes com a mesma pessoa” foi o tema do Pr. Efraim Teixeira e Dsa. Deusa (Convenção Paranaense / Demi Geral) , falando sobre a importância de nutrir o amor entre o casal, com base no livro de Cantares de Salomão. No encerramento, a Dsa. Solange Correa (Convenção Paulista / Demi Geral) discorreu  sobre o moto oficial do Departamento (“O Senhor é meu pastor, de nada tenho falta”), enfatizando como cada pastor e esposa tem o Sumo Pastor, a quem levar suas questões, por mais difíceis que sejam.

Em todo o momento, a mão de Deus esteve sobre os participantes, que saíram dali desafiados pela grande obra que têm à frente mas totalmente confiantes na capacitação do Senhor.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: