Perguntas Frequentes

1Que dia e horário ocorrerão as eleições da Convenção Geral e das Convenções Regionais?
As Eleições da IAP 2015 ocorrerão durante a 51ª. Assembleia da Convenção Geral das IAP em Sumaré/SP (Estância Árvore da Vida) nos dias 26/11 a 29/11/2015, de acordo com o cronograma que segue:

DIA HORÁRIO ELEIÇÃO CONVENÇÃO

Dia 27 de novembro de 2015
(sexta-feira)

9h00 às 11h00 Distrito Federal, Seal, Baixo Amazonas, Nordeste Oriental, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará
Dia 28 de novembro de 2015
(sábado)
08h30 às 12h30 Geral
Dia 28 de novembro de 2015
(sábado)
19h30 às 21h30 Sul, Noroeste Paulista, Paulistana, Amazonas, Paulista, Mineira, Matogrossense
Dia 29 de novembro de 2015
(domingo)
10h00 às 12h00 Norte, Paranaense, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Oeste Paulista, Rondoacre, Sul-Matogrossense, Litoral e Leste Paulista e Paulistana Leste

2Em que momento ocorrerá a diplomação e a posse dos candidatos eleitos ou aclamados?
O Art. 34 do Regulamento Eleitoral diz o seguinte:
“Todos os candidatos, mencionados no artigo 34, eleitos ou aclamados pelo Colégio Eleitoral da Assembleia da CONVENÇÃO GERAL, serão nela diplomados e empossados, para um mandato de quatro anos, que se iniciará no 1º (primeiro) dia do mês de janeiro do ano subsequente à eleição, mediante assinatura de termo de assunção do cargo, elaborado pela DIRETORIA GERAL DA CONVENÇÃO GERAL.”
A cerimônia de diplomação e posse será realizada no início da tarde do domingo, dia 29 de novembro, período no qual se encerram os trabalhos da Comissão Eleitoral e a própria Assembleia Geral.
3Preciso pagar inscrição para votar?
NÃO. Se não precisar de hospedagem e alimentação pode ir e votar sem nenhum custo. Todavia, se for participar e precisar de hospedagem e alimentação pode obter mais informações AQUI.

Ou diretamente com a Secretaria Geral IAP secretariaiap@terra.com.br – (11) 3119-6457

4Eu posso concorrer a algum cargo?
Sim, se você preencher os requisitos estabelecidos no Regulamento Eleitoral da IAP. Consulte os requisitos no link a seguir: http://portaliap.org/requisitos/ Os interessados a concorrer aos cargos das Convenções Geral e Regionais poderão fazer o seu registro de candidatura a partir do dia 01/11/2015 pelo link http://portaliap.org/registro-de-candidatura/ ou de forma presencial na data da instalação do Colegiado, que se dará no dia 26/11/2015. Vale ressaltar que a efetivação do registro não significa a automática candidatura para o cargo em questão, pois a oficialização da candidatura dar-se-á após a instalação do Colegiado e realizado por esta casa, de acordo com os artigos 19 e 34 do Regulamento Eleitoral.
5Qualquer membro que estiver na Assembleia poderá votar?
Não. Poderão votar os membros que fazem parte do Colégio Eleitoral nos termos dos artigos 32 e 49 do Regulamento Eleitoral, conforme segue:
Art. 32° – Para a eleição da DIRETORIA GERAL o Colégio Eleitoral terá a formação disposta nos seguintes incisos:
I - Junta Geral Deliberativa;
II - Consagrados em comunhão;
III - Colegiado;
IV - 01 (um) Membro representante da IAP, civilmente capaz e em comunhão, eleito pela IAP, para cada grupo de 50 (cinquenta) cadastrados ou fração.
Art. 49° - Para a eleição das Diretorias das Convenções Regionais, o Colégio Eleitoral, será formado nos termos dos incisos deste artigo:
I - Junta Geral Deliberativa;
II - Diretoria Geral eleita;
III - Diretoria da respectiva Convenção Regional;
IV - Consagrados da respectiva Convenção Regional;
V - 01 representante regional, participante do colegiado;
VI - 01 Membro representante da IAP, eleito pela própria IAP da respectiva Convenção Regional, para cada grupo de 50 (cinquenta) cadastrados ou fração.

ATENÇÃO: É de responsabilidade do pastor local e do secretário regional informar à comissão eleitoral os nomes dos membros representantes de cada igreja, a partir do cadastro do SGE.

6Qual o documento pessoal necessário para poder votar?
A credencial de membro. Alternativamente, poderá ser utilizado um documento pessoal com foto.
7Quando vou saber o nome dos candidatos para a Convenção Geral e para as Convenções Regionais?
Os nomes dos candidatos de cada Convenção serão divulgados após o encerramento das reuniões do colegiado, conforme o cronograma a seguir:

DIA HORÁRIO ELEIÇÃO CONVENÇÃO

Dia 26 de novembro de 2015
(quinta-feira)

Até às 23h59 Distrito Federal, Seal, Baixo Amazonas, Nordeste Oriental, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará
Dia 27 de novembro de 2015
(sexta-feira)
Até às 18h00 Geral
Dia 28 de novembro de 2015
(sábado)
Até às 18h00 Sul, Noroeste Paulista, Paulistana, Amazonas, Paulista, Mineira, Matogrossense
Dia 28 de novembro de 2015
(sábado)
Até às 23h59 Norte, Paranaense, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Oeste Paulista, Rondoacre, Sul-Matogrossense, Litoral e Leste Paulista e Paulistana Leste

Estes prazos podem sofrer modificações em função do andamento das eleições
8Haverá cultos ou palestras durante a Assembleia 2015?
Sim, haverá atividades no auditório central da Estância Árvore da Vida com palestras, mensagens e louvores para edificação dos promessistas, durante as reuniões do colegiado. Maiores informações em http://portaliap.org/51a-assembleia-geral/
9Meu voto será para uma chapa ou em cada candidato, separadamente?

A legislação da IAP não prevê votação por chapas. De acordo com os artigos 19 e 34 do Regulamento Eleitoral as votações serão para cada convenção e separadamente por cargos, conforme segue:

CONVENÇÃO GERAL:
I – Pastor Presidente;
II – Pastor Vice -Presidente;
III – Pastor Secretário;
IV – Pastor Segundo Secretário;
V – Pastor Diretor Financeiro;
VI – Pastor Segundo Diretor Financeiro;
VII – Pastor Diretor Jurídico.

CONVENÇÕES REGIONAIS:
I – Pastor Superintendente;
II – Pastor Vice-Superintendente;
III – Pastor Secretário;
IV – Pastor Diretor Financeiro;
V – Pastor Diretor de Patrimônio.

10Quero ser candidato, como devo proceder?

Os interessados a concorrer aos cargos das Convenções Geral e Regionais poderão apresentar seus registros de candidaturas-currículo a partir de 01/11/2015 por meio do link http://portaliap.org/registro-de-candidatura/ ou de forma presencial, na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), entre os dias 26/11 a 29/11/2015, data da instalação do Colegiado.

O candidato deverá cumprir os requisitos estabelecidos no Regulamento Eleitoral da IAP. Consulte em http://portaliap.org/requisitos/

11Existe um modelo de Currículo para o candidato preencher?
Sim. A ficha de Registro de Candidatura estará disponível a partir de 01/11/2015, no seguinte endereço: http://portaliap.org/registro-de-candidatura/
12Quais são as exigências para concorrer à eleição?

Para candidatar-se aos cargos das diretorias das Convenções Geral ou Regionais, o candidato deverá cumprir os requisitos estabelecidos no Regulamento Eleitoral da IAP.

Consulte em http://portaliap.org/requisitos/.

13Posso fazer campanha para meu candidato?
Não. O artigo 8º do Regulamento Eleitoral da IAP é claro quanto à proibição da realização de campanhas eleitorais.
14É possível votar à distância (internet, email, sms etc.)?
As votações ocorrerão exclusivamente de forma presencial durante a 51ª Assembleia da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa, em Sumaré/SP (Estância Árvore da Vida), no período de 26/11 a 29/11/2015.
15Como conhecer as propostas dos candidatos à presidência da Convenção Geral?

No dia 27/11/2015, das 21h30 às 22h30, a Comissão Eleitoral conduzirá uma ENTREVISTA com os candidatos que apresentarão suas propostas para o cargo de presidente.

A entrevista será realizada no auditório principal da Estância Árvore da Vida.

16É obrigatória a apresentação da credencial de membro para votar?
Não. O eleitor deverá apresentar um documento legal com foto (RG, CNH, Passaporte, credencial de membro da IAP, etc) no momento do voto para que o mesário o identifique corretamente no sistema. No entanto, a apresentação da credencial de membro possibilitará a identificação imediata, facilitando o trabalho do mesário e tornando o processo mais rápido. Por isso, mesmo não sendo obrigatória a apresentação, incentivamos o eleitor a apresentar a sua credencial no momento do registro do voto.