Qual o “porquê” da sua vida?

Não perca o motivo de viver

O “porque” em questão não é “por que” de pergunta. É “porquê” de motivo. Talvez você nunca parou para pensar no “porquê” de motivo. A sua mente se ocupa mais com o outro “por que”, o de pergunta. É normal pensar mais nele mesmo, ainda mais quando se lida com o Deus soberano, o Deus que, como está dito em certo lugar, “faz tudo o que lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas”. Muitas dessas ações dele nos deixam cheios de questões!

Mas o “porque” que agrega sentido à vida não é o “por que” de pergunta. É o “porquê” de motivo. É por causa desse “porquê”, o de motivo, é que muita gente não joga a toalha na lutas diárias. Quanto mais forte esse “porquê”, mais forte se torna a sua alma. Assim sendo, vale a pena pensar um pouco no seu “porquê”. Diga aí: Qual é o seu “porquê”?

Nem todo mundo tem o mesmo “porquê”. Para alguns, esse “porquê” é casa, é filho, é compra, é carro, é viagem, é lazer. Para outros, esse “porquê” é grana, é mulher, é poder, é amigo, é fama. Sabe qual a grande questão desses “porquês”? Eles não se mantêm para sempre. Tudo isso – casa, filho, compras, carro, viagem, lazer, grana, poder, amigo, fama – passa com o tempo. Esses “porquês”, mais cedo ou mais tarde, se perdem.

E perder o “porquê” é coisa séria, porque tem a ver, dentre outros coisas, com perder o motivo que faz você acordar todas as manhãs, se levantar da cama, tomar banho quente, se perfumar, se alimentar, sair para trabalhar. Enfim, perder o “porquê” é perder o que ou quem dá valor à sua vida. E o maior risco de quem sofre essa perda é achar que a vida não vale mais a pena.

A única forma de você não se perder na perda de algum desses “porquês” é fazer de Cristo o “porquê” último da sua vida. Jesus é o “porquê” dos “porquês”. O “porquê” que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Quando Jesus se torna o “porquê” ou a razão da sua vida, você não se indaga mais: “como vou lidar com essa perda?”, porque com Jesus você pode enfrentar qualquer como, sem se quebrar por dentro! Através da força dele você pode todas as coisas! Sempre!

Genilson Soares da Silva é pastor da IAP em Vila Camargo (Curitiba – PR).