Sola Scriptura

Somente as Escrituras podem nos dar correção e crescimento

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. ” 2 Tm 3.16, 17

Dentre as riquezas que a Reforma Protestante nos proporcionou, estão as cinco “solas” que em latim significa “somente”: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Fide, Sola Gratia e Soli Deo Glória. Somente a Escritura, somente Cristo, somente a fé, somente a graça e somente Deus é digno de glória. Independente da sequência, refletir sobre estas verdades é espiritualmente compensador.
Começando pela Bíblia, podemos dizer que é importantíssima para nós porque ela própria destaca-se e se auto declara como:
· Valiosa como ouro e doce como o mel – Sl 19.10.
· Lâmpada e luz – Sl 119.105.
· Fonte de fé – Rm 10.17.
· Fonte de esperança – Rm 15.4.
· Alimento que produz vida – Mt 4.4.
· Espada de dois fios – Hb 4.12.
· Espada do Espírito – Ef 6.17.
· Fonte de vida eterna – Jo 5.39.

O texto de Paulo deixa claro que a Bíblia é:
Inteiramente inspirada por Deus. “Toda” ela, cada porção, princípio e detalhe foi cuidadosamente “inspirado” por Deus [1]. Esta expressão está em concordância com 2 Pe 1.21 “pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” O Senhor esteve e está no controle da Sua Palavra – Jr 1.12.

Proveitosa (útil) para o ensino [2]. Nós precisamos de ensino, de doutrina, de par&a circ;metros espirituais. A Bíblia é este limite. Ela é a nossa autoridade maior. Qualquer ensino ou revelação que a contraria deve ser considerado anátema – Gl 1.8.

Para redarguir [3]. A Bíblia corrige o conteúdo errado e o falso mestre para que vol te a viver e ensinar o que é correto.

Para corrigir [4]. Não podemos permanecer como estamos, precisamos de dinamismo e andar de acordo com a vontade do Senhor. A Bíblia nos dá este desenvolvimento espiritual. O Salmo primeiro aponta o conteúdo Bíblico como o caminho da felicidade para quem medita nela continuamente.

Para instruir em justiça [5]. Como as crianças necessitam de assimilar coisas corret as e morais para aumentar o conhecimento e ter um bom caráter, assim necessitamos de crescer no modelo bíblico.
O homem de Deus, independente do cargo, título ou função deve buscar a perfeição pessoal na Bíblia, que é o livro perfeito, inerrante, ministrando com a vida e os ensinos, as verdades maravilhosas da Palavra de Deus.

Então podemos dizer como os reformadores esta exclusividade da Bíblia (“sola”, “somente”):
Somente por meio das Escrituras, por ser Divinamente inspirada, temos a maior revelação de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e Seu plano de salvação.
Somente as Escrituras são inerrantes pois foram “sopradas” por Deus.
Somente nas Escrituras podemos nos apoiar doutrinariamente porque toda a verdade está nela revelada. Jesus autenticou a Bíblia como verdade – Jo 17.17.
Somente as Escrituras são a nossa maior fonte de correção. Ela aponta sempre os valores eternos em detrimento aos valores do mundo.
Somente as Escrituras podem nos dar o maior crescimento espiritual que necessitamos. Jesus venceu as tentações e permaneceu fiel por meio da Palavra – Mt 4.1-11.
Somente as Escrituras podem fornecer a perfeição para todas as nossas atividades. Ele deve normatizar toda a nossa fé e prática.
Como são valiosas as palavras do reformador Menno Simons:
“Eis que, meus dignos irmãos, comparados às doutrinas, aos sacramentos e à vida que acabamos de examinar, os decretos imperiais, as bulas papais, os concílios dos eruditos, as práticas tradicionais, a filosofia humana, Orígenes, Agostinho, Lutero, Bucer, o aprisionamento, a exclusão ou o assassinato nada significam; pois é a eterna, imperecível Palavra de Deus, repito, é a eterna Palavra de Deus, e assim permanecerá para sempre. ” [6]
Sem medo de errar, dizemos que em termos de texto autoritativo sobre nós, Sola Scriptura!

Pr. Elias Alves Ferreira é responsável pela IAP em Jales (SP) e integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral


[1] Vine, W.E, Dicionário, CPAD, Rio de Janeiro – RJ – 2004- Pg 715. Do grego “theopneustos” que significa “soprado” por Deus.
[2] Vine, W.E, Dicionário, CPAD, Rio de Janeiro – RJ – 2004- Pg 595. Do Do grego “didaskalia” “didasko”que significa qualidade de ensino, educação, doutrina.
[3] Vine, W.E, Dicionário, CPAD, Rio de Janeiro – RJ – 2004- Pg 942. Do Do grego “elegmos” que significa “reprimenda”, “teste”, “provação”.
[4] Champlin, R.N. O N.T. Interp. V.p/ V. Candeia, Cidade Dutra – SP, Vol. V, Pg 396. Do grego “epanorthosis” que significa “correção” e “aprimoramento”.
[5] Vine, W.E, Dicionário, CPAD, Rio de Janeiro – RJ – 2004- Pg 596. Do Do grego “paideia” e “dikaiosune”- que significa “instrução”, “treinamento”.
[6] George, Timothy, Teologia dos reformadores, Vida Nova, São Paulo, SP, 1993, Pg 271