Solus Christus

O que faremos nós, se não atentarmos para Ele, como nossa única possibilidade de salvação?

Dentre as heranças da Reforma Protestante está a expressão em latim “Solus Christus”, ou seja, somente Cristo. E, realmente, não há outro Salvador como Cristo. Ele é o tema central da Bíblia Sagrada. Ao olharmos para as Santas Escrituras, numa revelação especial de Seus nomes, sem a pretensão de esgotá-los, podemos dizer que:
Em relação à Sua Divindade Ele é: O Deus forte, o Verbo, O Eu Sou, O Supremo, O Deus Verdadeiro, …
Em relação à história e o tempo Ele é: O Pai da Eternidade, O Alfa e Ômega, O que É, O que Era e O que Há de Vir, O Todo-Poderoso, …
Em relação à criação Ele é: A Razão da Existência de todas as coisas, O Criador e Sustentador, …
Em relação à natureza, de forma figurada, Ele é: O Lírio dos Vales, A Raiz de Jessé, O Renovo, A Raiz de Uma Terra Seca, O Sol da Justiça, A Luz do Mundo, A Videira Verdadeira, O Leão de Judá, A Estrela da Alva, A Refulgente Estrela da Manhã, …
Em relação à Sua Soberania e Governo Ele é: O Rei da Glória, O Príncipe da Paz, O Desejado das Nações, O Todo-Poderoso, O Senhor, O Rei dos Reis, O Senhor dos Senhores …
Em relação à Sua humanidade Ele é: O Cristo, O Nazareno, O Ungido, O Messias, O que Se Esvaziou e Se Tornou Servo, O Filho de Deus, O Filho do Homem, O Último Adão, O que foi Manifestado em Carne, …
Em relação ao Seu Sacrifício, Ele é: O Servo Sofredor, O Homem de Dores, O Cordeiro, o Cordeiro de Deus, O Nazareno, O Crucificado, …
Em relação à vida Ele é: O Autor da vida, o Pão da Vida, O Caminho, a Verdade e a Vida, a Ressurreição e a Vida, o Ressuscitado, …
Em relação às Suas ações em nosso favor Ele é: Jesus, O Salvador, O Maravilhoso Conselheiro, O Emanuel, O Bom Pastor, O Mestre, A Porta das Ovelhas, O Profeta, o Justificador, O Intercessor, O Possuidor de Todos os Tesouros da Sabedoria e do Conhecimento, O Santo e Justo, O Cabeça da Igreja, O Noivo, O Juiz, O Apóstolo e Sumo Sacerdote, O Autor e Consumador da Fé, O Advogado, …

O que faremos nós, se não atentarmos para Ele, como a nossa única possibilidade de salvação? Alguém é capaz de viver como Ele viveu? Ensinar como Ele ensinou? Morrer como Ele morreu? Ressuscitar como Ele ressuscitou? Subir aos céus como Ele subiu? Deter Todo Poder como Ele detém? Interceder como Ele intercede? Voltar como Ele voltará? Nos dar a eternidade como Ele prometeu?
Se você já conseguiu ver em tudo e acima de todos a singularidade de Jesus, se entregou a Ele, então, diga sempre bem alto com a própria vida, como todos que lutaram e lutam pelo Verdadeiro Evangelho: Solus Christus!!!

Pr. Elias Alves Ferreira, responsável pela IAP em Jales (SP), integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral