Dicas para Home Office

Home office

Nesses momentos de isolamento social, temos que adaptar a nossa rotina para trabalhar remotamente, em nossas próprias casas. O home office não é algo novo nas empresas, mas para muitas pessoas sim, por isso vale a pena algumas dicas.

Primeiramente, podemos citar algumas vantagens e desvantagens do trabalho em home office, a seguir:

– Vantagens:

Não temos o stress do deslocamento diário por conta do trânsito intenso;
Trabalhamos no conforto da nossa casa;
Estamos constantemente perto da nossa família.

– Desvantagens:

Distrações podem prejudicar a produtividade do nosso trabalho;
Tendência a trabalhar demais (além da carga horária normal);
Menos interações com as pessoas (contatos somente via ferramentas virtuais). Nesse aspecto, é importante fazer as reuniões com a câmera de vídeo do computador habilitada para ter uma sensação de mais proximidade com as pessoas.

Então, o que fazer para que o home office seja bom, produtivo e eficaz? Seguem algumas dicas.

1. Faça o setup da sua mente

É importante manter rotina normal de trabalho. Devemos acordar cedo, fazer a nossa devocional diária com Deus, tomar o nosso café da manhã, colocar uma roupa confortável (por favor, não fique de pijama o dia inteiro, senão a sua mente não vai se conectar com o trabalho), e no final do dia, é importante que se movimente o corpo com algum tipo de exercício combinando aeróbico, musculação e alongamento, para evitar o sedentarismo.

2. Construa um espaço específico para o trabalho

É essencial ter um local específico em casa onde possa se montar um ambiente de trabalho o mais confortável possível. Não é necessário ter um escritório na casa, mas separar um espaço que conecte você ao seu trabalho.

3. Seja organizado

É bom que se tenha uma rotina estabelecida de trabalho com início e fim, estabelecendo metas realistas e atingíveis, além é claro, de definir prioridades. Faz-se importante também a disciplina e a celebração no final de cada meta atingida. Temos que evitar procrastinação de alguma tarefa, por mais desafiadora que seja, mas encará-las com ânimo e força de vontade.

4. Cuidado com as distrações

A família, o celular, as músicas, as mídias sociais, as notícias na TV, podem ser distrações que atrapalham a sua produtividade. Pausas para café, ou mesmo caminhada que movimente o esqueleto durante o dia em alguns horários específicos são importantes para melhorar o seu rendimento.

5. Tenha horários bem definidos para as atividades

É muito importante ter horário para início das atividades, para as pausas (tanto café quanto almoço), e para finalização das atividades. Também é essencial que no horário do almoço você saia do ambiente de trabalho. Por favor, não almoce no seu ambiente de trabalho, senão você vai acabar almoçando e trabalhando ao mesmo tempo. E, também, não deixe de almoçar uma comida saudável. Não fique comendo besteira o dia inteiro, pois isso fará mal para sua saúde.

Por fim, vamos aproveitar as vantagens do trabalho em home office para que seja bom para nós, para a nossa família, para a nossa produtividade e, consequentemente, para a nossa empresa.

Espero que essas dicas possam ajudar de alguma forma em sua rotina diária de home office. Um abraço virtual a todos e fiquem com Deus.

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo