Dicas para manter a saúde mental no isolamento social

Dicas para manter a saúde mental no isolamento social

Quando 2020 começou, o mundo não poderia imaginar o que viveríamos. Todos fomos forçados a mudar drasticamente nossas rotinas, convivermos isolados em nossos lares e agora temos que digerir as incertezas do futuro. É possível manter o equilíbrio mental diante de tudo isso?

A resposta vai depender muito de você! Separamos algumas dicas práticas para te ajudar a superar este momento difícil, mantendo sua mente saudável.

– PLANEJE UMA ROTINA. Tenha com um horário para acordar, tomar um banho e trocar de roupa. Tome um bom café da manhã e siga seu planejamento diário. Ter uma rotina é uma forma de organizar a nossa mente.

– MANTENHA O AMBIENTE AREJADO, LIMPO E ORGANIZADO. Tenha um lugar agradável para fazer suas atividades. Abra as janelas e deixa a luz do sol entrar na sua casa.

– TENHA MOMENTOS DE LAZER. Mesmo para quem esta fazendo home office é importante ter um momento para você fazer coisas que você goste como ler um bom livro, assistir uma série ou um filme. Não trabalhe mais que o devido.

– CUIDE DA ALIMENTAÇÃO. Pare de trabalhar na hora da sua refeição. Tenha alimentos saudáveis no seu prato. Uma boa alimentação também contribui para o seu bom ânimo.

– DURMA BEM. Aproveite para dormir 8 horas por noite, sua mente precisa descansar para conseguir filtrar as informações do dia seguinte. Pessoas que não dormem bem, têm as atividades cerebrais prejudicadas.

– FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS. Seu corpo precisa manter o movimento. Existem vários sites com exercícios simples e fáceis para qualquer tipo de pessoa.

– EVITE SER BOMBARDEADO COM EXCESSO DE INFORMAÇÃO. Escolha um momento do dia para se informar em uma rede confiável. No restante do dia, se ocupe com outras coisas. Não permita que seu ânimo seja abalado com informações o dia todo de fontes nem sempre confiáveis.

– TENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM QUEM VIVE COM VOCÊ. Diálogo é a chave para sabermos o que se passa com nosso próximo (muito mais próximo agora). Crie um ambiente de amor, respeito e cooperação, com a ajuda de Deus. Dividam as tarefas da casa, façam exercícios juntos, joguem jogos de tabuleiros. Aproveitem para fortalecer os laços da sua família.

– INVISTA EM UMA REDE DE APOIO. Forme um grupo de pessoas que você possa trocar conselhos e carinho nesse momento difícil. Aproveite o melhor da tecnologia para aproximar as pessoas. Todo mundo ganha!

– EXPRESSE SEUS SENTIMENTOS. Pode ser escrevendo em um caderno ou compartilhando com alguém de confiança. Se sentir que é necessário, procure ajuda profissional para lidar com as emoções.

– SEJA GRATO. Faça uma lista de coisas pelas quais você se sinta grato. Afaste dos seus pensamentos o excesso de crítica e ideias negativas.

– FORTALEÇA SEU RELACIONAMENTO COM DEUS. Medite nas promessas de Deus para a sua vida, leia a bíblia, passe um tempo em oração e confie.

– E NUNCA ESQUEÇA….NADA ESTA FORA DO CONTROLE DO NOSSO PAI, TUDO VAI PASSAR.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Filipenses 4:8

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo