Porto seguro no oceano das tragédias

A soberania de Deus, nosso leito de paz

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. ” (Rm 8.28-  NVI)

Vivemos dias agitados devido às muitas tragédias. Todos os dias, ouvimos notícias ruins. Sem falar que tragédias podem, infelizmente, chegar à nossa casa. Nesses momentos uma das perguntas mais ouvida é: onde está Deus? Para superarmos estes tristes cenários podemos encontrar forças em Romanos 8.28 que aparece como um porto seguro no oceano das tragédias. Muitas verdades podem ser extraidas deste texto, mas queremos destacar cinco.

1.     Ele começa com um – “Sabemos…”.  Isto é fé! Nem tudo a gente sabe. E o que não sabemos pode ser por dois motivos. Primeiro, porque Deus é soberano em tudo e há coisas que Ele não revela – Dt 29.29. Segundo, porque não prestamos atenção em coisas reveladas e não buscamos a compreensão delas. E o que Paulo está dizendo aqui são coisas que Deus revelou aos seus fiéis. No entanto, mesmo reveladas, as verdades espirituais só podem ser entendidas quando temos fé para isso, porque este saber transcende o visível ou o mensurável. Deus é Espírito e só na dimensão espiritual, sob a direção do Espírito Santo, podemos penetrar na infinitude de Deus e entender o que Ele está dizendo – Jo 4.24.

2.     Na íntima comunhão com Deus nossa fé é fortalecida e podemos entender que Ele é onisciente, onipresente, onipotente e atuante. Ele – “…age em todas as coisas…”. Isto é didática e vida! Deus pode fazer isso porque: “Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. ” – 1 Cr 29.11.

3.     Deus é sempre santo, perfeito, bom e cheio de amor porque o alvo de Suas ações é sempre o certo, o melhor – “…para o bem…”. Isto é privilégio e deleite! Mesmo que não seja automático ou rápido, podemos nos encher de esperança, porque no final seremos vitoriosos. Podemos ter esta certeza porque: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. ” – Tg 1.17.

4.     Os Filhos de Deus respondem não apenas com a fé, mas também com o amor – “…daqueles que o amam…”. Isto é o alicerce e evidência da vida cristã! Amamos a Deus não por nossa força, ou capacidade de amar. João escreveu quem sempre dá o primeiro passo: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro. ” – 1 Jo 4.19. O amor é a verdadeira credencial cristã.

5.     Deus é ativo, sábio, presciente, Senhor de todas as coisas e imutável, porque Suas ações apontam para um propósito maior“…dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Isto é eternidade! Nos momentos difíceis deveríamos perguntar: O que Deus quer ensinar? Qual o propósito desta situação? E nos manter firmes na visão de que “todas as coisas” que são permitidas apontam para o “propósito maior” de Deus que é em nos dar a vida eterna. Com tudo isso nutrindo a nossa vida devemos cantar como o Salmista: “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. ” – Sl 115.3.

Devemos sempre descansar no Senhor. Nosso Deus é soberano, Senhor da história e do universo: “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. ” – Rm 11.36.

Podemos e devemos descansar porque Jesus assumiu todas as nossas falhas, se identificou com todas as nossas dores na cruz – Is 53, e depois ressuscitou triunfante ao terceiro dia para a nossa eterna alegria – Mt 28.1-8.

Há tempo para todas as coisas, inclusive para chorar – Ec 3.1-8. Mas não devemos deixar a incredulidade, a murmuração ou a dor morar definitivamente.  Constantemente devemos despir das vestes de lamento, nos revestir de Romanos 8.28 e descansar pois: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. ”

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo