O início de tudo

O Plano de Deus para o mundo

A experiência vivida no dia 24 de janeiro de 1932, pelo pastor João Augusto da Silveira, e que veio a ser marcante para a história da Igreja Adventista da Promessa, não pode ser compreendida em toda a sua amplitude, se considerada como um episódio isolado, isto é, se não forem levadas em conta algumas questões relativas à natureza desse fenômeno, sua fundamentação bíblica e seu significado histórico. Para torná-la mais facilmente compreensível, fazemos, aqui, algumas considerações, inclusive históricas.

Deus tem um plano estabelecido para tudo o que faz, e, nesse plano, as circunstâncias de tempo e modo encaixam-se com a mais perfeita sincronia. O plano da redenção, de que fala o apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios (1:3-10), e que foi elaborado por Deus, ainda antes da existência do primeiro ser humano, tem como objetivo salvar, por meio da fé em Jesus Cristo, todos os que nele crêem.

O avivamento

O avivamento, que normalmente é caracterizado pelo desejo de testemunhar de Cristo, amar e servir ao próximo, é um fenômeno que só se realiza do particular para o geral, isto é, do indivíduo para a comunidade.

A salvação é um bem eterno, destinado a todas as pessoas. Sendo assim, não podemos conceber a idéia de uma pessoa salva não se preocupar com a salvação de outrem. Uma das formas de compartilhar a salvação é preconizada, na Bíblia, pelo apóstolo Pedro, da seguinte maneira: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pe 2:9).

O poder que o Senhor concede ao crente, através do Espírito Santo, não teria nenhuma razão de ser, se não se fosse, de alguma forma, em favor do próximo. Foi com esse propósito que Jesus prometeu enviar o Espírito Santo da promessa.

Rua Asuza

A história da igreja registra alguns palcos de avivamento históricos, que impactaram a região onde estavam inseridos e o mundo. O local de número 312 da Rua Azuza, de Los Angeles, tornou-se famoso, a partir de 1906, quando J. William Seymour, a convite da evangelista Nelly Terry, participou ali de uma série de reuniões de oração, nas quais falou a respeito do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. Embasando sua convicção em Atos 2: 4, dizia Seymour: “Deus tem uma terceira bênção além da santificação (Para o movimento de santidade Metodista, a santidade era a terceira bênção) a saber, o batismo do Espírito Santo, acompanhado do falar em línguas”.

W. B. Durham, que, na época, presidia uma igreja batista em Chicago, foi uma das pessoas agraciadas com a bênção do batismo no Espírito Santo, ao ouvir as pregações de Seymour sobre essa promessa divina.

A partir daí, a igreja batista de Chicago, Michigan, passou a ser, também, palco do avivamento que começava a ser sentido por outros crentes, em outras igrejas e em outras cidades americanas.

Escola Bíblica de Topeka

A Escola Bíblica de Topeka, no Kansas, funcionava como uma espécie de seminário. Nela, Charles Parham exercia considerável influência, como um dos professores.
Simpatizante do movimento avivalista, que já vinha conquistando espaço em outros Estados daquela federação, contribuiu ele, decisivamente, para a expansão desse movimento.

Como resultado das atividades desses grupos de crentes, produziram-se avivamentos em vários lugares nos Estados Unidos e na Europa. Caracterizavam-se esses avivamentos por um intenso fervor de evangelização e um profundo espírito de oração.

Da mesma forma dava-se ênfase aos dons espirituais e à sua operação, inclusive cura divina, e falar em outras línguas, como sinal da recepção do batismo do Espírito Santo (At 2:4).

Os primeiros pentecostais no Brasil

Embora fosse insignificante a presença de protestantes no Brasil até o final do século XVIII, esse quadro começou a mudar a partir da segunda década do século XIX, com a chegada de colonos alemães de confissão luterana e ingleses de confissão anglicana. É evidente que não se pode dizer que organizaram igrejas ou que aqui vieram com alguma finalidade evangelística. Isto só veio acontecer depois de 1855, com a fundação da Igreja Evangélica Fluminense ou Congregacional. Depois disto vieram os presbiterianos (1859), os metodistas (1876), os batistas (1881), os adventistas do Sétimo Dia (1892) etc.

Porém, só no final da primeira década do século passado (século XX), chegaram ao Brasil, via Estados Unidos, os primeiros missionários portadores da mensagem pentecostal: Luigi Francescon e Giacomo Lombardi (em 8 de março de 1911) e Gunnar Vingren e Daniel Berg (19 de novembro de 1910). Todos tinham passado pela Escola Bíblica de Topeka, no Kansas, onde ouviram e creram na doutrina do batismo no Espírito Santo. Alguns deles receberam essa bênção divina mesmo antes de virem para o Brasil. Luigi Francescon deu início à Congregação Cristã no Brasil, depois de uma rápida parada na cidade de São Paulo, indo em seguida para a cidade de Santo Antônio da Platina, no Paraná. Gunnar Vingren e Daniel Berg instalaram-se em Belém (Pará) onde, seis meses depois, fundaram a Assembléia de Deus. Estas duas denominações evangélicas lideram hoje, em nosso país, um dos maiores grupos de fiéis.

Primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira

Fazendo alusão à chegada em nosso país, dos missionários batistas pentecostais, Duncan A.Reilyl junta a seguinte observação: “…Luigi Francescon narra como este fundou a Congregação Cristã no Brasil (1910), enquanto escritos de Daniel Berg e Gunnar Vingren relatam a implantação da Assembléia de Deus em 1911 (documento 3.6.3.). Entretanto, ao lado do pentecostalismo clássico, oriundo dos Estados Unidos, surgiu, em 1932, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Recife, a Igreja Adventista da Promessa (1932)” (História Documental do Protestantismo no Brasil, ASTE, 1984, p. 379). Sim, a Igreja Adventista da Promessa figura no cenário evangélico nacional como a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, uma vez que as duas outras mais antigas chegaram aqui provenientes de outro país.

A Igreja Adventista da Promessa é o resultado de uma oração feita com fé. E por ser a primeira igreja evangélica pentecostal e sabatista no Brasil, tem uma importante missão: cultivar e expor todos os ensinamentos bíblicos relativos ao batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais, assim como ao que concerne à vigência da lei de Deus. Foi com essa missão que surgiu a Igreja Adventista da Promessa.

Últimas notícias

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo