Dicas da lição 02 – “As primeiras palavras”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 02, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/02-As-Primeiras-Palavras.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 02, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Pesquisa: Durante a semana (no início), solicite aos alunos pesquisarem sobre os conceitos de “soberania” e “autoridade”, relacionando-os com o conceito de Bondade. Explique que, na introdução da lição, cada um deverá apresentar os conceitos pesquisados para a classe. Para auxiliar nesse momento, use um quadro para que, conforme a exposição deles, você possa ir separando as principais características de cada um. Isso pode ser feito em duas colunas.

 

Dinâmica: “Graça de Deus”

Objetivo: Refletir sobre a ideia de que os mandamentos são a manifestação da Graça de Deus em nossa vida para um caminho de Santidade.

Material: 01 caixa de presente; balas ou chocolate; frase digitada da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”; papéis para sorteio.

Procedimento:

Antes da aula: Fixe os versículos de Êxodo 20 (que se referem a cada mandamento) nas balas com grampeador, ou cole-os, se preferir. Escreva o nome dos alunos para o sorteio. Em seguida, arrume a caixa da seguinte forma: As balas no fundo da caixa; por cima das balas, coloque a frase digitada no papel da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”.

Durante a aula: No item 04: “A graça no decálogo”, mostre a caixa de presentes. Fale que na caixa há algo muito importante. Em seguida, pergunte: “Quem deseja receber este presente?” e faça o sorteio do mesmo. Ao ganhador, oriente-o a abrir a caixa de presentes. Ao abri-la, o aluno deverá realizar a orientação contida na caixa, já descrita acima (distribuir aos colegas de classe). Depois, os alunos deverão ler o versículo (mandamento) que está fixado na bala. Para concluir, peça para que eles falem acerca do mandamento que sortearam, enfatizando os benefícios da prática daquele mandamento para a vida em sociedade do homem que já foi salvo por Cristo. Aproveite também esta dinâmica para falar de nossa necessidade e responsabilidade enquanto cristãos.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora: Ana Carolina Rodrigues de Souza serve a Deus na IAP Marco, Belém do Pará – PA.

Editor: Jailton Sousa Silva

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo