Dicas da lição 03 – “A adoração exclusiva”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 03, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/03-Adoracao-Exclusiva.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 03, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica: Ao fim do item 01: “O contexto do mandamento”, convide nove pessoas para representar os nove deuses egípcios citados na lição. Iniciando o item 02: “A explicação do mandamento”, convide mais uma pessoa para ir à frente. Entregue à essa pessoa dois copos, um vazio e um com feijões (ou bolinhas de papel, ou arroz, o que for mais fácil para você), diga a ela para contar os feijões que tem no copo, transferindo os grãos para o outro copo. Enquanto ela conta os feijões, peça aos nove que fiquem chamando-a pelo nome, “ajudem-na” a contar os grãos, cantem para ela, enfim. A tarefa de contar os grãos será difícil de for concluída com sucesso. Explique a importância de termos apenas um Deus e dê ênfase ao ensinamento de que o Senhor não exige ser apenas a nossa principal divindade, mas, sobretudo, a única. Por fim, comente que manter o foco com várias distrações é impossível; manter a adoração exclusiva, também.

Testemunho: O item 03 diz que a verdadeira adoração a Deus envolve conhecimento de sua identidade e caráter. Peça aos alunos que compartilhem um pouco sobre como Deus tem se revelado a eles. Ex.: o Bom Pastor, Pai, Provedor, Salvador, etc.

 

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora: Débora de Assis Pereira de Souza Santos serve a Deus na IAP Cariovaldo, Maringá – PR.

Editor: Jailton Sousa Silva

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo