Dicas da lição 03 – “Serva de Naamã, a menina que não se calou”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 03, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/06/Licao_03_Serva_de_Naama.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 03, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-328/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica: Ao abordar a introdução da lição, peça a ajuda de 5 voluntários e ponha-os em fila indiana. Entregue uma bolinha de papel a cada participante. Providencie um cesto e peça que tentem acertar a bolinha no cesto sem sair do lugar. Com certeza, aqueles que estiverem mais próximos do cesto terão mais facilidade de conseguir. Explique à turma que da mesma forma, as oportunidades para falar de Jesus surgem a todos, mas que os mais próximos, que vivem de maneira missional, são maiores as chances de identificar a necessidade do próximo.

Artigo:  Ao concluir a lição projete as dicas abaixo num Datashow ou entregue-as impressas a cada aluno:

“10 Maneiras Simples de Ser Missional”[1]

1.     Coma com outras pessoas:  Todos nós comemos 3 refeições por dia. Isso são 21 oportunidades para a igreja fazer missão a cada semana, sem acrescentar nada de novo a sua programação. E as refeições são uma poderosa expressão de boas-vindas à comunidade.

2. Trabalhe em locais públicos: Realize reuniões, prepare palestras, leia em espaços públicos como cafés, metrôs e parques. Isso irá, naturalmente, ajudá-lo a se envolver com a cultura como trabalho ou plano. Por exemplo, quais perguntas que você quer abordar em seus estudos bíblicos – aquelas da exegese profissional ou as da cultura?

3.  Seja regular:  Adote um café local, restaurante, parque e lojas para que você possa conhecer visitar regularmente. Imagine se todos da sua comunidade evangélica fizerem isso!

4.  Junte-se ao que está acontecendo: As igrejas muitas vezes começam suas próprias coisas como um café ou programa de desabrigados. Em vez disso, junte-se às iniciativas existentes – você não tem o ônus de executá-las e você terá oportunidades com os colaboradores.

5.   Deixe sua casa à noite: É tão fácil depois de um longo dia em uma noite escura ficar na frente da televisão ou navegar na internet. Saia! Visite um amigo. Leve um bolo para um vizinho. Participe de um grupo local. Vá ao cinema. Frequente um café. Vá para uma caminhada com um amigo. Não importa onde, desde que você vá com intencionalidade de evangelizar.

6.   Sirva seus vizinhos: Remova as ervas daninhas do jardim de um vizinho. Coloque uma prateleira. Seja voluntário em um grupo local. Pode ser uma noite por semana ou um dia por mês. Tente fazer isso com outros membros de sua comunidade evangélica para que se torne um projeto comum. Então, as pessoas vão ver o seu amor uns pelos outros e vai ser mais fácil falar sobre Jesus.

7.  Compartilhe a sua paixão: O que você gosta? Encontre um grupo local que compartilha sua paixão. Seja missional e se divirta ao mesmo tempo!

8.  Saia com seus colegas de trabalho: Passe seu tempo de almoço com os colegas. Saia depois do trabalho. Compartilhe a viagem para o trabalho.

9.  Caminhe: Andar permite que você se envolva com sua vizinhança ao nível da rua. Você percebe coisas que não dá para fazer em um carro. Você é visto e conhecido no bairro.

10. Caminhe e ore: Caminhe nas redondezas do seu bairro usando o que você vê como combustível para a oração. Ore pelas pessoas, casas, empresas, grupos comunitários e as necessidades da comunidade. Peça a Deus para abrir os olhos para onde Ele está trabalhando e para encher seu coração de amor pelo seu bairro.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora: Débora de Assis Pereira de Souza Santos serve a Deus na IAP em Cariovaldo, Maringá – PR.

Editor: Jailton Sousa Silva

[1] Fonte: Emissional: http://www.soudapromessa.com.br/10-maneiras-simples-de-ser-missional/, acessado em 26/06/2019.

 

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo