Dicas da lição 04 – “Jonas, o profeta que fugiu da missão”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 04, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/06/Licao_04_Jonas.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 04, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-328/#downloads e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Dinâmica: Dinâmica do Espelho[1]

Objetivo: conhecimento e aceitação do projeto missionário de Deus para os seus servos.

Materiais: uma caixa e um espelho, que deverá ser fixado dentro da mesma.

Observação: Professor(a), caso o seu grupo seja grande, selecione alguns alunos para participarem da dinâmica. Se o grupo for pequeno, todos podem participar.

Desenvolvimento: Para iniciar a aula, peça para os alunos imaginarem a seguinte situação: se você precisasse enviar alguém para uma obra missionária, quem você enviaria? Peça para eles pensarem em uma pessoa que conheçam ou conheceram pessoalmente, ou que pareça ser a pessoa mais qualificada para a ação missionária, que seja um exemplo de dedicação e empenho na obra de evangelização e em missões. Pode ser um pastor, um irmão conhecido, um missionário da igreja ou que tenha lido sobre, como William Carey, Ashbell Green Simonthon, Charles Studd etc. Incentive-os a pensarem em uma pessoa que consideram um exemplo a ser seguido, que pareça que “nasceu para ser um missionário”. Em seguida, peça para que reflitam sobre os motivos que tornam ou tornaram tal pessoa tão dedicada e tão útil ao reino de Deus. Sempre silenciosamente, sem comentários ou conversas. Abra a caixa e deixe que os participantes vejam o que tem dentro dela (o próprio rosto refletido no espelho), enquanto reflete com os alunos sobre a vocação missionária do povo de Deus. O(a) professor(a) poderá usar esse momento como ponte para o tópico I.

Atividade em grupo: Divida os alunos em dois grupos. O primeiro grupo terá que ler a aplicação 1: “A missão de Jonas aponta para o papel missional do Israel de Deus” e comentar a pergunta 5. O segundo grupo terá que ler a aplicação 2: “A missão de Jonas aponta para o amor do Deus de Israel” e comentar a pergunta 6. Antes de iniciarem a leitura, apresente o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=V1UD686GMRY.  Motive os alunos a refletirem sobre o mesmo. Dê 5 minutos para cada grupo discutir entre si e, ao final do tempo, apresentarem suas considerações.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora: Evelin Cristina da Silva Trindade serve a Deus na IAP em Piedade – RJ.

Editor: Jailton Sousa Silva
[1] Reachers, Sammis (org). Dinâmicas missionárias: dinâmicas e quebra-gelos para promover a visão missionária em sua igreja, grupo e família. Scribd: São Gonçalo, 2018, p. 46.

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo