Dicas da lição 04 – “Os pequenos altares”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 04, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/04-Os-Pequenos-Altares.mp3

 

Abertura: Antes de iniciar a aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

 

Slides da lição: Baixe o slide da lição 04, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

 

Estudo em libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja:  https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Reflexão: Ao abordar a introdução, pergunte aos alunos o que vem à mente deles quando pensam na palavra “ídolo”.  Escreva no quadro as respostas (respostas curtas). Em seguida, pergunte se existe algo ou alguém na vida deles em que depositam toda a sua razão de viver, toda a sua felicidade, sem o qual não conseguem viver. Faça essa pergunta para ampliar a visão da turma sobre o conceito de ídolo.

Material: quadro ou flipchart e caneta.

Imagens 1: Inicie o estudo do item 01: “Os ídolos antigos”, contextualizando o primeiro parágrafo com com o cenário de sincretismo e de diversidade religiosa no Brasil. Você poderá selecionar reportagens e manchetes sobre o tema, e, em seguira, projetá-los em datashow ou imprimí-los e distribuí-los aos alunos.

Imagens 2: No estudo do item 02: “Os ídolos modernos’’, incentive os alunos a darem exemplos práticos de tipos de idolatria. Para isso, projete imagens sobre ídolos modernos, como: amor ao futebol, culto à beleza, apego ao dinheiro, busca pelo sucesso, etc. Em seguida, peça-os que comentem sobre a influência desses ídolos na vida das pessoas do nosso tempo.

Divisão em grupos: Ao abordar as aplicações, divida a turma em grupos, dê um tempo para que eles reflitam sobre cada um dos itens aplicativos e comentem as perguntas 05 e 06. No final, motive os alunos a fazerem o desafio da semana.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaboradora:  Evelin Cristina da Silva Trindade serve a Deus na IAP em Piedade, Rio de Janeiro – RJ.

Editor: Jailton Sousa Silva

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo