Dicas da lição 05 “COMO INTERPRETAR A BÍBLIA?”

Downloads

Dicas da lição 05 “COMO INTERPRETAR A BÍBLIA?”

Nesta semana, as dicas da lição 5 trazem um vídeo, uma dinâmica de interação em classe e um infográfico, e ajudam você a dar uma aula mais participativa na Escola Bíblica. Confira a seguir:

DICA UM | VÍDEO “SOLA SCRIPTURA”

A aula da lição de número cinco acontece exatamente no dia 31 de outubro de 2020, data que se comemora os 503 anos da Reforma Protestante de 1517, cujo o protagonista foi Matinho Lutero. Separamos um vídeo intitulado “O que é Sola Scriptura?”, do pastor presbiteriano Ronaldo Vasconcelos, em que explica a importância da correta interpretação bíblica, resgatada pelos reformadores. Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hGyNgcsLsSg&t=13s.

Após a exibição do vídeo, não se esqueça de levantar questões sobre o comentário exibido e o assunto do estudo. Se preferir, envie antecipadamente o vídeo a seus alunos, via redes sociais e/ou aplicativos de mensagem.

 

Entendendo os “sola”

O “sola scriptura” é um dos 5 slogans que foram sistematizados após a Reforma, a saber: “sola fide”; “sola Cristhus”; “Sola Gratia”; “Soli Deo Gloria” (em latim). A expressão “sola” é traduzida para o português como “somente”, esses pontos sistematizaram detalhes centrais da reforma luterana, após a ocorrida. Utilize esta dica, preferencialmente, na introdução ao estudo.

 

DICA DOIS | INTERAÇÃO COM OS ALUNOS

O item 1, “os equívocos da interpretação” (p. 45), ensina sobre a distorção que muitos fazem dos textos bíblicos, e como a busca pela correta interpretação, ajuda a desfazer os erros. Peça que cada aluno cite um trecho ou versículo da escritura que acha difícil.

Explique antecipadamente que algumas das respostas aos textos podem ser encontradas na série, ou em pesquisas fora da aula. A ideia dessa interação com os alunos é apenas notificar que todos têm algum ponto que consideram difícil em relação à Bíblia, porém, isso não impede de crer nela como Palavra de Deus. Após a fala dos alunos, fale dos pontos principais que os céticos levantam sobre as Escrituras, que estão na lição desta semana.

 

DICAS TRÊS | INFOGRÁFICO “MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO”

Juntamos em um infográfico, os itens 2 e 3 da lição, para que o estudante da Escola Bíblica possa lembrar com facilidade as palavras-chave, tanto dos “princípios de interpretação”, bem como, do “método de interpretação” (pp. 46-47). Com as ilustrações e esses pontos principais dos tópicos, você pode explicar melhor aos seus alunos este trecho do estudo de sábado. Confira a imagem para download abaixo e compartilhamento:

Título: LICAO5

Arquivo: licao5.jpg

Tipo: JPEG

Tamanho: 160,84 Kb

Clique para Download

Versão Digital

vin_aplictaivo_250px

ATENÇÃO: A forma de distribuição do conteúdo das Lições Bíblicas em formato digital mudou. Leia o AVISO para mais informações.

logo