Dicas da lição 07 – “Estêvão, um homem cheio do Espírito”

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 07, acessando o link: https://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/06/Licao_07_Estevao.mp3

Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.

Slides da lição: Baixe o slide da lição 07, acessando o link: https://portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-328/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.

Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a Lição Bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag

Pontapé inicial: “Carisma e Caráter” – Ao iniciar a aula, faça uma breve distinção entre Carisma (Uma referência a palavra grega charisma traduzida por dons espirituais no Novo Testamento) e caráter (Uma referência ao Fruto do Espírito em Gl 5:22-23), para destacar que uma vida missional busca os dois: receber poder do Espírito (At 18) e ser cheio do Espírito (At 2:4). Explique que uma coisa é ter o Espírito residindo (cf. 1 Co 3:16), outra é tê-lo presidindo (cf. Ef 5:18). Ser cheio do Espírito é deixá-lo controlar sua vida e moldar seu caráter. Assim era Estêvão, um exemplo na missão para ser seguido por nós hoje.

Notícias: Aos 80 anos, cristão refém pelo Hezbollah[1] planeja voltar ao Líbano para trabalhar pela paz. Durante a exposição do item 3: “Amor para perdoar os inimigos”, apresente o relato sobre a vida de Terry Waite. Trata-se de um cristão que foi sequestrado em Beirute, capital do Líbano, trinta anos atrás e que, ao celebrar 80 anos na sexta-feira (31 de maio de 2019), refletiu sobre o poder que o perdão teve em sua vida. “Se você não pode perdoar, isso restringe seu próprio futuro. O perdão é libertador”, declarou Terry. Acesse a notícia completa no link abaixo: https://m.guiame.com.br/gospel/noticias/aos-80-anos-cristao-refem-pelo-hezbollah-planeja-voltar-ao-libano-para-trabalhar-pela-paz.html

Vídeo 1: Durante a exposição do item 4: “Disposição para renunciar a vida”, reproduza o vídeo “Viva cristo rei”, disponível em: https://youtu.be/KP6aU0plnkw. Leia o texto de Davi: Porque a tua Graça é melhor do que a vida. Os meus lábios te louvam (Sl 63:3). Afirme que é melhor morrer com Cristo do que viver sem a graça de Deus. Após o vídeo faça um resumo da cena com base na história de José Luís Sánchez Del Río (o menino interpretado no filme). O relato completo está no link: http://filmescristaocatolico.blogspot.com/2017/06/sao-jose-sanchez-o-menino-que-queria.html?m=1

Vídeo 2: Após a exposição do item 4: “Disposição para renunciar a vida”, reproduza o vídeo “Lista Mundial da Perseguição 2019”, disponível em: https://youtu.be/ZbCTQ9H-T9A.

Destaque a quantidade de cristãos que, como Estêvão, atualmente são perseguidos por sua fé em Jesus. Lembre-os da importância de sempre orar e contribuir financeiramente em prol de missões e em favor dos países com perseguição extrema, severa e alta. Para melhor compreensão, acesse a Lista Mundial da Perseguição no link abaixo: https://www.portasabertas.org.br/artigo/listamundial.

Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!

Colaborador: Mateus Silva de Almeida serve a Deus nas IAPs em Itatiba – SP e Bragança Paulista – SP.

Editor: Jailton Sousa Silva
[1] Hezbollah ou Hizbollah é uma organização política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano.

Últimas notícias

Downloads

Instale o APP

vin_aplictaivo_250px
Estude as Lições Bíblicas a partir do seu celular. Instale o aplicativo, conheça e divulgue para os seus amigos.

google-play  app-store

logo